Monday, August 03, 2009

Review

AMBERIAN DAWN
“The Clouds Of Northland Thunder”

[CD – Ascendance Records]

Finlandeses a tocar… power metal sinfónico, claro está. Não que esta zona do globo viva hoje em dia confinada a esse chavão, mas a verdade é que foi de lá que saíram alguns dos nomes mais populares desta corrente musical. No caso dos Amberian Dawn, se acrescentarmos que são liderados por uma voz feminina em regime soprano e que o seu principal mentor é um teclista, a associação a Nightwish é instantânea. Contudo, a banda de Tuomas Holopainen parece há algum tempo ter atenuado as suas características clássicas, apresentando-se mais directos e rockeiros com a ajuda de Anette Olzon, e com isso os Amberian Dawn podem até beneficiar, já que os fãs de Nightwish antigo poderão ver saciada a vontade de ouvir uma boa soprano a vocalizar temas de power metal mais tradicional, repleto de fantásticos solos e orquestrações vincadas.

Ao mesmo tempo, com tudo o que já foi dito, assumindo um papel de comparação, encontramos as maiores virtudes e defeitos deste grupo de Helsínquia. Se o que fazem é exemplar em termos de execução, já os tiques [todos] tão triviais na sua composição não ajudam nada à sua imagem e credibilização. Aliás, quando um estilo tende a viver tão rigidamente das suas raízes, o que em certos casos é de elogiar, não resta outra opção senão a de tentar ser o mais acutilante e incisivo na criação de cada canção.

Enquanto os Nightwish sempre foram engenhosos neste sentido, criando muitos temas memoráveis, já aos Amberian Dawn falta esse clique de génio. Por mais fantástica que seja a voz de Heidi Parviainen e arrepiantes as orquestrações do seu teclista/guitarrista, Tuomas Seppälla, falta a este material verdadeiros ganchos. Sem isso, fica-se pelo aceitável. Depois de dois trabalhos consistentes e tournées com Epica, bem como alguns concertos com nomes sonantes como Evergrey ou Kamelot, já ninguém duvida que este sexteto tem potencial, mas falta-lhe encontrar a verdadeira magia que o torne uma opção válida neste concorrido espectro. [7/10] N.C.

Estilo: Power Metal Sinfónico

Discografia:
- “River Of Tuoni” [CD 2008]
- “The Clouds Of Northland Thunder” [CD 2009]

www.amberiandawn.com

No comments: