Wednesday, August 05, 2009

Review

MUMAKIL
“Behold The Failure”

[CD - Relapse Records / Major Label Industries]

O grind é uma disciplina de tareia sensorial que tem tanto de nefasto como de desafiante. Sobreviver a um disco deste género é quase como nos transformarmos num blindado resistente a qualquer outra “afronta” musical; e para quem o produz ao jeito dos Mumakil só pode ser alvo de nossas salvas.

A urgência e ferocidade que expele este segundo longa-duração deste quarteto suíço está perfeitamente ao nível de trabalhos de bandas lendárias como Nasum e Napalm Death no início de carreira – juízo que, por si só, diz bem da sua classe. Na mais pura tradição do género, tudo aqui se desenrola à velocidade da “luz”, com 27 temas destilados em 35 minutos de música. Logo por aí se esclarece a determinação e impetuosidade deste grupo que, sem dúvida, deixa mossa. Não se rogam à mais extrema da violência musical, com as vocalizações ora mais death, ora mais “core”, ora autenticamente animalescas [pig squeals, claro está] de Tom, e descargas rítmicas supersónicas, com blastbeats e gravity beats, cortesia do endiabrado Seb. Tudo isto num cômputo que contempla ainda o sarcasmo “boiadeiro” [passe o brasileirismo] do grito inicial de “Useless Fucks” e os breves momentos mais rockeiros de “The Order Is Fucked Up”, enquanto a ementa nunca se torna de fácil digestão.

Acima de tudo, o poder letal deste trabalho supera o de qualquer wannabe que atravessa uma qualquer fase rebelde de sua vida e que tenta transpor isso para um disco de convicções duvidosas. Os Mumakil são jovens enquanto banda, mas sabem perfeitamente de onde vêm e pela mão de quem. Ao mesmo tempo que sabemos muito bem para onde este disco vai – para a lista dos melhores do ano dentro do género. [8/10] N.C.

Estilo: Grindcore

Discografia:
- “Customized Warfare” [CD 2006]
- “Behold The Failure” [CD 2009]

www.mumakil.ch
www.myspace.com/mumakil

No comments: