Wednesday, August 19, 2009

Review

PROCESS OF GUILT
“Erosion”
[CD – Major Label Industries]

Um dos actuais maiores marcos da música extrema nacional está de regresso. O sucesso notável e o impacto do seu antecessor, “Renounce”, editado em 2006, colocava muita gente a salivar por um novo capítulo de música post, sufocantemente densa e de sentimentos magnânimos vinda deste quarteto de Évora. Pelo seu percurso, percebemos este colectivo como dos mais sólidos e lúcidos em relação aos seus princípios de que há memória em Portugal, daí que se confiasse num regresso de qualidade.

De facto, “Erosion” não desilude mas também não impressiona. Ou será que o seu antecessor lhes criou uma sombra muito grande da qual não será fácil, nem agora nem mais tarde, libertarem-se? “Erosion” é um disco, indiscutivelmente, diferente… sente-se um pouco menos “a dor” na sua interpretação, como que se se revelasse um disco mais submetido à luz, ligeiramente menos denso, pesado e variado do que “Renounce”. Digamos que a banda aprofunda uma vertente mais post e deixa um pouco de lado alguma da tradição death do seu passado.

A melodia e o peso continuam a ter lugar cativo neste regresso, mas a capacidade de mexer-nos instantaneamente com a tripa não é a mesma que a do seu antecessor. Arrisco-me a dizer que o ambiente das composições dos Process Of Guilt em "Erosion" perdeu ligeira densidade [à excepção de “Abandon”]; o peso não é tão dilacerante e declarado e as melodias não são tão belas e contagiantes.

O rumo desta análise leva o leitor a crer que este quarteto nacional não teve a arte nem engenho para superar a classe de um disco como “Renounce”. Não será essa a questão. A própria banda até pode ter sentido o enorme peso nos ombros de ter que corresponder a tão auspiciosa estreia, mas acabou por revelar-se inteligente ao não incorrer no óbvio e, eventualmente, comprometer a sua liberdade criativa, mas sim enveredar por um caminho musical ligeiramente diferente. Ficam assim feitas as salvaguardas de uma identidade cada vez mais decalcada que por um disco estranhamente diferente se percebe que temos uns Process Of Guilt a crescer. [8/10] N.C.

Estilo: Post-Doom/Death Metal

Discografia:
- “Renounce” [CD 2006]
- “Erosion” [CD 2009]

www.processofguilt.com
www.myspace.com/processofguilt

No comments: