Wednesday, September 16, 2009

Especial October Loud X

CROSSFAITH

Fazem já parte do pequeno nicho de projectos açorianos que pode orgulhar-se de ter editado um trabalho discográfico num sempre particular território insular. “Mixed Emotional”, o primeiro EP dos Crossfaith lançado no início deste ano, é o culminar de um percurso iniciado em 2004 e que desde então foi marcado por uma forte entrega à sua música e promoção que lhes faz hoje exibir um interessante currículo. Passando inical e fugazmente pela composição de covers, o grupo acaba por demarcar uma estética hard rock progressiva. Contudo, só em 2006 a banda “encontra-se”. Hoje talvez o seu principal símbolo, Ricardo Reis assume as vozes do grupo e transporta para o seu seio uma experiência que talvez lhe faltasse. A partir daí, o progresso qualitativo foi até brusco e o consenso gerou-se no público. Hoje em dia os Crossfaith passeiam uma elegância AOR condigna que até lhes levou a receber rasgados elogios da revista Loud!.

Oito meses após “Mixed Emotional” ter chegado ao mercado, o balanço “tem sido muito positivo em termos de vendas e na divulgação da banda”, diz Ricardo Reis. O mesmo não deixa escapar que “fica sempre bem quando nos elogiam”, referindo-se às palavras da revista Loud! e ao conselho que esta lhes endereçou para procurar abrigo editorial na italiana Frontiers Records. Sobre isso, o vocalista garante que “o conselho está a ser seguido”. De resto, a banda demonstra viver cada momento da sua carreira com muita serenidade e não perspectiva quaisquer planos futuros: “Ainda não estamos a pensar no nosso próximo trabalho discográfico, é muito cedo para isso”.

Pela segunda vez no October Loud, os Crossfaith fecham este ano a primeira noite do festival, no dia 1 de Outubro. Em jeito de avanço, Reis promete que “não vamos ter baladas no nosso repertório”. Por fim, e paralelamente ao reconhecimento da importância que tem o October Loud em dar “voz activa ao conceito musical Hard'n'Heavy” e “ à conjuntura de diversas bandas”, envia “um apelo às entidades competentes sobre o agenciamento dos diversos eventos de entretenimento musical que ocorrem todos os anos nos Açores”, no sentido de darem “mais atenção, respeito e prioridade […] aos músicos contemporâneos regionais”.

Line-up:
Ricardo Reis [voz]
Francisco Botelho [guitarra]
Ricardo Santos [baixo]
Rui Oliveira [bateria]

Ano de formação: 2004
Estilo: Hard Rock Melódico
Discografia: "Mixed Emotional" [EP 2009]
Site:

No comments: