Thursday, December 20, 2007

Review

[BEFORE THE RAIN]
“…One Day Less”

[CD – Major Label Industries]

Os primeiros piropos à Major Label Industries – editora portuguesa ainda muito jovem e com apenas três lançamentos até à data – fizeram-se sentir o ano passado com a edição do aguardado e aclamado “Renounce” dos eborenses Process Of Guilt. O disco bem que ajudou a colocar a comunidade nacional e internacional de olhos virados para as futuras movimentações desta etiqueta, bem como para com próximas manifestações Doom oriundas deste extremo ocidental da Europa com poucos referenciais neste espectro musical. A assinar um novo capítulo da sua história – com a apresentação do primeiro disco dos setubalenses [Before The Rain] - a Major Label Industries ajuda também Portugal a dar um passo em frente rumo à sua promulgação na lista de exportadores de projectos de qualidade universal dentro deste contexto. “...One Day Less” é mais um sublime exercício de música melancólica, riffs arrastados e monolíticos, e de melodias dilacerantes daquelas que estimulam o cérebro a visualizar automaticamente e com uma clareza que amedronta, as mais tristes situações por que podemos já ter passado ou que contaminam o mundo e a natureza humana.

Este tipo de música não deixa realmente espaço para avaliações mais pejorativas quando o objectivo de “chocar” com a sua melancolia é infalível e nos deixa bem “em baixo”, no bom sentido. Foram precisos dez [!] anos para vermos a luz de um longa-duração deste quinteto – composto por três ex-membros dos Sculpture e dois membros actuais dos Process Of Guilt – mas a espera valeu, absolutamente, a pena.

Como referências na sonoridade dos [Before The Rain] surgem declaradamente bandas como My Dying Bride e Anathema na sua fase inicial, decorados num plateau gótico com as características de uns Paradise Lost. Sem precisarmos reflectir muito porquê, sentimos também um travo a Process Of Guilt a povoar alguns destes temas, sendo que o devido distanciamento se estabelece pelo cunho bem mais melódico e delicado dos [Before The Rain] e na sua capacidade de gerar ambientes soturnos e altamente depressivos – o que poderá ser um normal sintoma da trajectória acústica que os seus fundadores Carlos D’Água [vocalista] e Valter Cunha [guitarrista] percorreram antes de abraçarem este semblante eléctrico e mais distorcido.

“...One Day Less” é um disco imponente, que se passeia com orgulho de si próprio e que marca auspiciosamente o nome dos seus autores e o futuro do estilo em Portugal. Um trabalho embebido em mestria que só peca por não manter a mesma dinâmica em todo o seu percurso. Ainda assim o balanço é muito positivo e o resultado arrojado, e mesmo não deitando nada de novo para o “caldeirão” do Doom Metal, consegue fazer valer-se pela magnitude dos seus sentimentos. Mais um motivo de orgulho para os portugueses! [8/10] N.C.

No comments: