Thursday, May 15, 2008

Review

SHIVAN
“When Wishes Sicken”
[CD – My Kingdom Music]

Mais um trabalho que nos chega pela italiana My Kingdom Music, editora que, aliás, a partir de agora passa a ser-nos mais familiar por terem assinado com os “nossos” ThanatoSchizO para a edição de “Zoom Code”. Mas a verdade é que o que nos vem chegando deixa-nos algo duvidosos quanto ao bom gosto do selo transalpino e a reforçar, por outro lado, a ideia de que será para eles um enorme prestígio terem no seu catálogo a citada banda de Guilhermino Martins e Cª. Entretanto, ainda fica o benefício da dúvida pelo muito que há a explorar da enorme quantidade de lançamentos da editora.

Provenientes de Veneza, os Shivan registam com este segundo longa-duração várias mudanças de line-up e, particularmente, de sonoridade. Outrora, praticantes de black metal – que aqui se preserva em alguns subtis ripanços e batidas um pouco mais rápidas -, o grupo assume agora um rock melancólico onde se acentua um ambiente gótico. Dissecando este universo pessoal, podemos dizer que os Shivan estão num estado absolutamente débil em termos de criatividade, onde tudo soa tremendamente banal. Torna-se até quase intragável absorver certos momentos para não referir que “When Wishes Sicken” tem muito poucas hipóteses de rodar mais que duas ou três vezes no nosso leitor.

Chega a meter-nos confusão como certos grupos portugueses sentem tanta dificuldade em arranjar abrigo editorial enquanto lá fora há entidades que não hesitam em assinar projectos, pelo menos em quantidade, como é o caso. Perante isto, pouco há a dizer de um trabalho tão desinspirado, tanto em termos técnicos como de composição, e de mais um tiro ao lado desta editora. Se grande parte do catálogo da MKM representa o underground italiano então bem nos podemos orgulhar do que geramos entre portas. [3/10] N.C.

Estilo: Dark/Goth Rock

Álbuns:
- "Whatever Lot's Above" [2002]
- "When Wishes Sicken" [2007]

No comments: