Thursday, April 08, 2010

Review

SUBDARK
“Noir Coating”

[E.P. – Edição de Autor]

Andam nas lides do Metal desde 2005, mas é preciso avançarmos até ao Verão de 2009 para vermos materializado o fruto do trabalho dos portuenses Subdark. Até então praticamente desconhecidos [ou terá sido mera distracção nossa?], este trio de thrash metal revela, no entanto, uma atitude interessante, pelo menos suficiente para se terem dado a percorrer com outra intensidade pelos palcos “subterrâneos” nacionais.

Nesta [demasiado] curta amostra através deste E.P. de três temas, tanto o aspecto gráfico como musical revela algo obscuro que vai para além do puro thrash metal descomprometido e rebelde. Embora comedido, um ou outro riff neste sentido apela à vontade, mesmo que inconsciente, de criar algo saudavelmente difuso. Seria, aliás, mais proveitoso para os próprios, já que pela génese meramente thrash este trabalho sabe a pouco para impressionar.

No fundo, o que falta aqui são argumentos estruturais que potenciem algo memorável. A capacidade de criar grandes malhas, até num estilo, de certo modo, esgotado, tem que ser denunciada, sob pena de se sair vulgarizado. Sendo o elo mais fraco desta soma, o vocalista Nuno Gonçalves, a precisar de rever o seu registo mais ríspido, o maior destaque acaba por ir para a final “Whispering Shadow” [ao que consta um clássico da banda] que define na sua melodia [soturna e melancólica] uma profundidade mais convincente do que a mera fórmula de destilar riffs e ritmos acelerados.

No geral, um trabalho curioso para os indefectíveis do nosso underground, mas cuja objectividade diz-nos que há ainda muito trabalho a fazer. [5/10] N.C.

Estilo: Thrash Metal

Discografia:
- “Noir Coating” [E.P. 2009]

www.myspace.com/subdark

1 comment:

Miguel Linhares said...

Uma banda composta, curiosamente, por pessoal das Flores a viver no Porto e que já teve um baterista terceirense.