Tuesday, April 29, 2008

Review

DREAMSCAPE
"Revoiced”
[CD – Massacre Records/Silverwolf Productions]

Já a anunciar um novo trabalho os Dreamscape decidem oferecer aos seus fãs um álbum compilatório dos seus dois primeiros discos. Em foco, concretamente, estão “Trance Like State”, de 1997, e “Very, de 1999, que para além de se apresentarem com uma roupagem sonora “restaurada”, o que pode tornar este disco num item de colecção para os seus seguidores mais acérrimos, é também, declaradamente, um incitamento a potenciais apreciadores que ainda não tiveram oportunidade de tomar contacto com a obra destes germânicos.

Como não podia deixar de ser, este lançamento vem acompanhado de alguns brindes, nomeadamente o empolgante instrumental “Unvoiced” que é nem mais nem menos do que um meddley construído com partes de temas destes dois álbuns e que aqui tiveram de ficar de fora. Para além disso, poderemos ver um videoclip e escutar um tema inédito, “Breathing Spaces”, retirado do próximo álbum do grupo a editar no Outono deste ano.

Introduzindo este grupo de Munique, é preciso que se realce que o seu percurso é prolífero e longo – a sua formação remonta a 1989 –, embora não represente um nome de proa no universo prog metal mundial. Por outro lado, o estatuto de desconhecidos também não lhes encaixa já que a banda tem marcado constante presença nas edições do Prog-Power e recentemente foi anunciada como banda suporte dos Symphony X na sua digressão europeia deste ano. Uma superior capacidade técnica marca a imagem do quinteto e fica a dúvida se as fustigantes mudanças de line-up não fossem tão constantes nos últimos anos se o grupo não poderia estar noutro patamar… Perante estes handicaps e alguns longos períodos de ausência é inevitável que, embora quase alcançados os 20 anos de carreira, a banda permaneça alheia ao conhecimento de muitas pessoas.

Outros problemas como um modesto apoio editorial ou os encrespados tiques que a banda invoca aos percursores do género como Dream Theater, Queensryche ou Fates Warning, ou outros menos seminais mas que aqui também se fazem notar como Vanden Plas ou Beyond Twilight, geram uma previsibilidade perniciosa à volta do seu trabalho. Pode parecer paradoxal como músicos tão dotados podem gerar monotonia, mas melhor se sabe que quantidade de detalhes não é sinónimo de boa música. “Revoiced” mostra bem as capacidades da banda, embora algum deste material já tenha uma década. Mas esta capacidade manifesta-se em momentos isolados e não em grandes composições, na maioria dos casos.

Os Dreamscape têm todos os trunfos nas mãos para alcançarem o que quiserem tecnicamente, mas terão que procurar dentro de si a verdadeira chama para criarem magnânimos temas e se libertarem do flagelo do apego às suas influências. Com um novo disco já gravado as expectativas voltam a subir e as apostas dispõem-se para ver se é desta que o grupo encontra uma nova alma. Entretanto, os amantes de prog metal muito bem labutado não deverão deixar de ouvi-los. [/] N.C.

Estilo: Prog Metal

Álbuns:
- "Trance Like State" [1997]
- "Very" [1999]
- "End Of Silence" [2004]
- "5th Season" [2007]

No comments: