Thursday, December 18, 2008

Review

BENEA REACH
“Alleviat”

[CD – Tabu Recordings/Recital]

Ainda em clara fase preliminar de expansão, o trabalho dos noruegueses Benea Reach conseguem em “Alleviat” o válido passaporte para algo mais do que um reconhecimento entre portas, até porque neste perímetro a banda já parece ter garantido a sua mediatização - uma nomeação na categoria “Metal” dos Grammies noruegueses em 2006 prova isso.

Agora os Benea Reach “contra-atacam”, num segundo trabalho, para tentar segurar um lugar musical que lhes é inspirado por bandas como Meshuggah, Botch ou Neurosis. Porém, a mistura não é tão “negligente” quanto se possa pensar, já que a banda parece respeitar o peso que cada uma das suas inspirações tem a nível mundial em termos criativos. A “matemática” rítmica dos Benea Reach é o seu maior cartão de visita, mas há espaço a um sagaz experimentalismo que os vincula, ora a momentos de demolidor groove, ora a melodias obscuras mas tranquilizantes e envolventes, como acontece com “”Illume”, com direito a voz feminina e tudo. O dramatismo de uns Cult Of Luna também se pode aqui sentir e o post-hardcore assume, por isso, um peso importante na forma versátil de compor dos Benea Reach. Nota mais para o assombroso som de “Alleviat”, cortesia do inevitável Tue Madsen que faz o trabalho de qualquer banda jovem soar com o impacto do de uma veterana.

Perante todas estes componentes e numa Era de fusões e confusões estilísticas, os Benea Reach, consumam com sucesso um trabalho que, estando extremamente dependente de terceiros em termos criativos, soa, sem qualquer dúvida, coeso e pleno de argumentos para deixar os mais interessados em sonoridades modernas satisfeitos com este projecto. Aguardam-se, com ansiedade, novos capítulos. [8/10] N.C.

Estilo: Progressivo/Mathcore/Post.-hardcore

Discografia:
- “Monument Bineothan” [CD 2006]
- “Alleviat” [CD 2008]

www.beneareach.com
www.myspace.com/beneareach

No comments: