Tuesday, January 10, 2006

EDGUY
“Rocket Ride”

[CD – Nuclear Blast/Mastertrax]

Após seis álbuns de estúdio e uma carreira repleta de sucesso, Tobias Sammet e companhia regressam no dia 20 deste mês com o seu novo trabalho – “Rocket Ride”. Após uma breve audição creio que se torna evidente que a banda evoluiu numa direcção um pouco diferente daquela que pisava no início da sua carreira, mas é igualmente unânime que a banda do Sr. Avantasia soube inteligentemente preservar todas as características que a tornou famosa, desde o sarcasmo hilariante das suas letras aos temas rápidos e repletos de atitude rock’n’roll. Mesmo sendo vago conhecedor da obra destes germânicos, foi-me relativamente fácil perceber isso.

“Sacrifice” abre o álbum de forma suave com o piano a dar o mote para um tema que se desenvolve subtilmente, compassado, com violinos a darem um bonito preenchimento no fim do tema. “Rocket Ride”, logo de seguida, já nos traz de volta o típico universo Edguy com a velocidade do pedal duplo a se demarcar para deleite dos fãs mais antigos. Também no plano dos temas mais rápidos temos “Out Of Vogue” e “Return To The Tribe”, este último a demonstrar o particularíssimo humor de Tobias Sammet. Estou a falar de um solo de “guitarra” que Sammet executa com a voz sob um estranho efeito sonoro – bem, o melhor é mesmo ouvirem! Em “Trinidad” reza-se a história de uma mulher muito feia das Caraíbas e, no final de “Catch Of The Century”, ouvimos um Tobias Sammet em estado de histeria a “berrar” que vai ter muitos carros, mulheres e uma grande casa um dia! Enfim, nada a que esses germânicos já não nos tenham habituado mas, de facto, uma paródia sempre imprescindível. Momentos calmos encontramos a meio do disco. Primeiro “Asylum” com uma entrada lindíssima de violão para depois desenvolver-se num épico compassado e potentíssimo e, logo de seguida, “Save Me” uma balada que poderia bem estar na discografia de Bon Jovi e que, pelo seu ar pop e os seus três minutos e meio, tão perfeitamente se constitui para se tornar um verdadeiro hit single de rádio.

Isto tudo revela que os Edguy se souberam moldar muito bem com o tempo e que caminharam na direcção certa para se tornarem autores de trabalhos cada vez mais equilibrados e interessantes. Aqui apresentam uma maturidade a nível de composição impressionante, fazendo de quase todos os temas verdadeiros hinos. A técnica e o sentido de humor depois faz o resto. Como diria um conhecido anúncio de TV de uma famosa bebida: “Seriamente na boa”! [8/10] N.C.

No comments: