Monday, June 29, 2009

Especial October Loud 2009 III

SPANK LORD

Em apenas cerca de um ano de actividade, tornaram-se numa das grandes referências regionais para quem gosta do Rock na sua postura mais libertina e descontraída. Surgiram, como não podia deixar de ser, de uma “brincadeira” – uma sessão de covers ao vivo – para derivar em algo bastante sério, mas não menos excêntrico e provocador, com muito libido efervescente à mistura que tem provocado algum rebuliço na camada feminina da sua audiência. A sua fórmula não tem nada de original – a não ser num perímetro local – mas a forma convincente como a colocam em prática torna-os num projecto aliciante e imprevisível ao vivo. De resto, a experiência que acompanha os seus membros é outra garantia de que o nível qualitativo será sempre alto nos seus concertos.

Num percurso em que tudo se passou muito depressa, os Spank Lord já se encontram a gravar o seu primeiro álbum. Tem por título “Bombs Away” mas tem a sua data de lançamento ainda “adiada por tempo indefinido” pelo facto da banda estar de momento mais empenhada em preparar os concertos dos próximos meses. Se o October Loud poderia ser, para muitos, um momento importante para lançar um trabalho a nível regional, tendo em conta que a maior massa de adeptos de Metal estará reunida em volta deste sempre muito aguardado evento, o vocalista Cristóvão Ferreira considera a ideia “um tanto ridícula”. “Passou-me pela cabeça lançar o álbum antes do October Loud, mas nunca no evento. São acontecimentos singulares na sua razão de ser e, a meu ver, pluralizá-los num só seria ineficiente”.

Numa breve análise ao festival que o próprio ajuda a organizar, o músico confessa “o número de bandas um tanto ousado, mas deveras interessante. Inclusive, estou curioso para ver os resultados a todos os níveis, não só a prestação das bandas, do convívio, mas também do público, das entidades envolvidas, etc. Não sei se a soma total será negativa ou positiva, se bem que a espero positiva, mas, acima de tudo, acredito que este evento será mais um marco na história regional, pelo facto de se arriscar - e é mesmo arriscar - ir mais além noutros formatos pelas bandas regionais, e só por isso é de valor”, acrescenta.

De resto, os conhecidos “spankers” ainda não se dedicaram a preparar em concreto o espectáculo no October Loud, mas prometem surpresas e desejam a colaboração de todos, não só por este ser um evento exclusivamente dedicado aos artistas regionais, mas também por apoiar uma causa – a luta contra o cancro. “Todos sabemos que estes eventos de metal/rock não deixam fortunas, mas era muito gratificante poder doar no fim um montante “bonito” do lucro do festival a favor desta causa, uma vez que este problema afecta-nos a todos […] infelizmente, directa ou indirectamente”, conclui Cristóvão.

Line-up:
Cristovão Ferreira [voz]
António Neves [guitarra]
Nelson Félix [guitarra]
André Gouveia [baixo]
João Oliveira [bateria]

Ano de formação: 2008
Estilo: Hard/Stoner Rock
Discografia: N/D

1 comment:

Neves said...

We will spank 'em all! Rock on!