Friday, June 19, 2009

Review

HEADSTONE
“Within The Dark”

[EP – Edição de autor]

Augusto Peixoto é provavelmente a “raposa velha” obstinada que muitos deviam ter dentro de si quando imergem nesta coisa do Heavy Metal. Segundo consta, o músico sempre teve que usar do seu espírito lutador para ultrapassar as inúmeras dificuldades que lhe têm batido à porta ao longo de muitos anos de carreira para manter vivos os seus projectos. Contudo, talvez o próprio músico sentirá que tem faltado sempre o “clique” que lhe permita ter um sucesso pelo menos duradoiro. Ainda ligado aos Cycles e anteriormente aos Dove, In Solitude e Paradigma, o baterista portuense fundou os Headstone em 2006 em conjunto com Pedro Gouveia [ex-Dove, Pitch Black e Fears Tomb] que, entretanto, já abandonou para dar lugar a Vítor Franco na voz. Junto com Pedro Vieira [ex-Withering] e Carlos Barbosa [ex-Cycles, Fears Tomb e Karnak] nas guitarras, e Vera Sá [Cycles] no baixo, a promessa de que, pelo menos, experiência e entrosamento seriam garantias nesta nova aventura é agora comprovada neste E.P. de estreia.

Seria também de estranhar que Augusto Peixoto e companhia se afastassem das sonoridades tradicionais que sempre vincaram nas suas carreiras, em particular do thrash. Pois é isto mesmo que encontramos aqui em quatro temas debitados com muita consistência e atitude, talvez como não se via desde as alturas em que o seu fundador fazia parte dos Dove. Porém, a velocidade não é a característica predominante nestas novas composições, mas sim uma acutilância nos ritmos e cadências e algum experimentalismo em termos de fusões de estilos de deixar a salivar qualquer apreciador de thrash. A voz de Vítor Franco é uma mistura estranha de interpretações thrash e power metal, dando a este material um cariz bastante pessoal.

A excelente produção nos Soundvision studios e o encantador grafismo deste lançamento e sua secção multimédia [assinados por Augusto Peixoto] são apenas outro sinal de que aqui já não cheira a ramos verdes.

Parece que Augusto Peixoto encontrou, finalmente, um colectivo que lhe dá garantias de um futuro promissor. Este lançamento só peca por curto e por gerar tanta expectativa [suportável?] em relação a um futuro lançamento em longo formato. [8/10] N.C.

Estilo: Thrash Metal

Discografia:
- “Within The Dark” [CD 2009]

www.headstone.com.sapo.pt
www.myspace.com/headstonemetal

No comments: