Wednesday, June 27, 2007

Review

S.S.S.
“Short Sharp Shock”

[CD – Earache Records]

Já não é novidade que actualmente o núcleo de músicos do metal se divide entre aqueles que pretendem inovar e avançar no tempo e os que, descomprometidamente – e até sob algum conservadorismo -, querem apenas manter vivas as suas raízes e traze-las à luz de uma nova geração de ouvintes. O caso dos S.S.S. insere-se neste último, em que encontramos um quarteto de músicos de Liverpool declaradamente apostado em invocar a efervescência thrash/hardcore dos anos 80. A atitude é old school, sem mácula!

Comungando de uma admiração pela banda desenhada, Cliff Burton, skates, vinis e jogos de arcade, os S.S.S. transpiram rebeldia e honestidade num produto musical que se revela uma convincente mistura do thrash retro de uns Slayer, Metallica ou Nuclear Assalt e o hardcore de lendas como Sick Of It All, S.O.A.D., D.R.I. ou Suicidal Tendencies. Em 38 minutos apenas são capazes de destilar 17 temas com um duração média de dois minutos. Alguns apresentam mesmo velocidades furiosas como, por exemplo, “Overload” e “The Answer Is Never”. “Damage Goods” e “OJ Skyrkts”, com os seus riffs mais abertos, realçam a identidade punk/hardcore da banda. Porém, a homogeneidade prevalece e um dos pontos mais positivos nos S.S.S. é, efectivamente, o modo hábil, engenhoso e determinado como a banda mistura o thrash e o hardcore tradicionais. As composições são sempre muito directas e dá-se aqui segundo plano à técnica. As letras – interventivas, claro está – e a forma rasgada, mas não tão acutilante como a de outros vocalistas do género, de cantar de Foxy dão igualmente muita crueza ao som destes ingleses.

Sem pretensões de maior para além daquelas que mencionamos no início desta escritura, esta estreia dos S.S.S., originalmente lançada em 2006 e agora reeditada pela Earache Records, atinge-nos com poder suficiente para deixar de sangue quente muitos dos apoiantes desta vertente outrora tão em voga. [7/10] N.C.

No comments: