Monday, November 03, 2008

Review

KNIGHTS OF THE ABYSS
“Shades”

[CD – Ferret Music]

Neste momento, apostar em “sangue novo” para a Ferret Music significa jogar pelo seguro e apostar em sonoridades em voga [ou até já nem tanto], com o gravoso preceito de as sobrepor à inovação criativa, não obstante uma ou outra excentricidade no seu catálogo. Porém, escusado será continuar a discutir a política editorial da independente norte-americana já que também tendemos a compreender as necessidades estratégicas básicas para que as estruturas editoriais sobrevivam numa altura de franca recessão. Se é sabido que o metalcore e agora a vertente mais extrema que degenerou – o deathcore – entrou numa fase descendente de popularidade e credibilidade, não será também menos verdade que nos Estados Unidos as mentalidades matriciam a conservação de modas por muito mais tempo. Será talvez por aí que a Ferret continua, sem contemplações, a assinar bandas dentro deste quadrante.

Os jovens Knights Of The Abyss – nome inspirado em escritos de Nietzche – são um desses casos. Naturais do Arizona e formados em 2005 pelo ex-baterista dos Job For A Cowboy, Andy Rysdam, registam a edição de duas demos por conta própria e agora, após um longo trabalho de auto-promoção na estrada [sim, a banda marcou quase todos os concertos que deu nas suas longas tournées], despertaram o interesse da importante Ferret Music para o lançamento do seu álbum de estreia. Mas como seria de prever e pelo que se deu a entender até agora, pouco há, efectivamente, a salientar em termos de relevo artístico nestas 12 novas faixas, assumindo assim "importância" a política da editora. Falamos de um som musculado, furioso, com espaço aos habituais leads melódicos, mas sem qualquer aspecto distintivo dentro do universo sufocante de bandas deste género. Tocam bem é certo, embora ainda hajam bandas muito mais apetrechadas tecnicamente neste estilo, mas… sabe a pouco.

Ainda assim, soam-nos sempre de melhor tom quando as bandas evitam aqueles refrões “majestosamente” melódicos que parecem tão denunciados e pretensiosos que figuram incapazes de convencer alguém. Prefere-se a atitude mais rude desta vertente mais pesada do metalcore e não, não é por uma questão de preconceito ou excesso de testosterona. Muitas vezes os floreados melódicos são investidas directas e “ferozes” aos tops e à visibilidade mediática e carecem de alma. Num som mais alternativo e/ou extremo, embora isso, ainda assim, seja relativo, essas hipóteses reduzem-se bastante. Embora “Shades” esteja completamente “limpo” de vozes melódicas, se o compararmos com o anterior “Juggernaut” chegamos facilmente à conclusão que o anterior trabalho dos Knights Of The Abyss era substancialmente mais pesado, com lugar a grunhos grind e tudo. Resta então perceber que caminho vai tomar a sonoridade da banda a partir daqui e que espaço vão continuar a ocupar no “mapa” metaleiro. [5/10] N.C.

Estilo: Deathcore

Discografia:
- “Juggernaut” [CD 2006]
- “Shades” [CD 2008]

www.myspace.com/knightsoftheabyss

No comments: