Tuesday, June 16, 2009

Review

SARKE
“Vorunah”

[CD – Indie Recording / Fiomúsica]

Thomas Berglie, mais conhecido por Sarke no mundo musical, é a cara e alma deste projecto que serve para o baterista dos Tulus, Khold, Sensa Anima, Old Man’s Child e ainda Valhall, expressar a sua devoção pelas bandas que o inspiraram a entrar na música. Um gesto comum hoje em dia em músicos experientes que atingem um certo patamar na sua carreira em que precisam de expressar a sua criatividade de forma individual e sem “interferências” exteriores. Ainda assim, os dotes vocais do músico não são conhecidos, daí que tenha juntado o útil ao agradável de ter uma voz icónica e adequada a este disco como a de Nocturno Culto – sim, ele mesmo, dos Darkthrone - em todo “Vorunah”.

Com uma dupla que não passa indiferente, este disco pode soar a uma prioridade nas colecções de qualquer apreciador de black metal. O melhor disso tudo, é que com um background e com as convicções que se reconhece destes dois músicos eles continuam a não demover-se do seu universo musical conservador. Retro, primitivo, tradicional, são também outros dos adjectivos que representam bem o primeiro sopro deste projecto. Tendo como inspiração bandas como Mayhem, Celtic Frost, Darkthrone, Slayer, Motörhead, Death ou Candlemass é só imaginar uma pequena fracção de cada uma das suas vértebras para compormos a espinha dorsal de “Vorunah”; um disco nostálgico de um passado em que a técnica até era secundária, mas o espírito, dizem alguns, era mais honesto e profundo.

Para além disso, é óbvio que não falta muito sentimento necro neste disco, mas também uma melodia suavizante que aqui e ali nos são concedidas através do piano. Desengane-se, portanto, quem está à procura de um trabalho de black metal de produção cheia, modernaça, a arrebatar com a sua imagem. Aqui tudo isso fica para segundo plano, o misantropismo instala-se, o que para preservar o legado de um movimento é óptimo. Um válido registo para os que estão menos familiarizados com a origem crua do black metal. [8/10] N.C.

Estilo: Black/Thrash/Doom/Punk Metal

Discografia:
- “Vorunah” [CD 2009]

www.myspace.com/sarkeofficial

No comments: