Wednesday, February 17, 2010

Review

MANINFEAST
"How One Becomes What One Is"
[EP - Edição de autor]

A estreia absoluta dos Maninfeast em disco faz-se na forma de cinco faixas de rock expansivo e sensorial. Esta jovem banda de Lamego, formada em 2008, registou esta meia hora de música nos Blind & Lost Studios com Guilhermino Martins [ThanatoSchizO] e representa uma interessante amostra para quem gosta de música eclética e que se desenvolve progressivamente. O ambiente etéreo da abertura “Speaking Void” faz-nos lembrar a aura de uns Porcupine Tree – e pelo meio, subtilmente, uns Opeth - enquanto em “Ewige Wiederkunft” o que nos referíamos a dinâmicas progressivas assume o seu verdadeiro significado, começando gradualmente com instrumentos orientais e rebentando depois numa fúria controlada e distorcida. Ainda neste tema a serenidade instala-se novamente o que personifica o som dos Maninfeast como um estado cíclico de tempestade e bonança. Assim pode tornar-se mais fácil o ouvinte envolver-se.

É de facto isto que os Maninfeast pretendem para a sua música. Tecnicamente bastante sóbrios, é na criação de ambientes e na transmissão da sua mensagem filosófica que este quarteto composto por André Lobão [voz], Afonso Lima [guitarra], José Santos [baixo] e João Pina [bateria/voz secundária] define a sua amplitude criativa. Para além do “interlúdio” electrónico “Keynesian Model”, as duas faixas finais deste EP revelam uma costela muito mais rockeira, sendo que ficamos assim sem perceber bem para onde a inspiração do grupo nos pode levar numa próxima viagem.

É certo que resultam muito melhor de uma forma mais profunda e introspectiva, como o início do EP sugere. Ficamos assim, presumivelmente, com 15 minutos bastante sugestivos e outros 15 “dispensáveis”. A uma intenção válida de criar música envolvente sem precisar de grandes artifícios técnicos os Maninfeast ficam ainda a dever alguma estratégia. [6/10] N.C.

Estilo: Rock/Metal progressivo

Discografia: “How One Becomes What One Is” [EP 2009]

No comments: