Wednesday, October 15, 2008

Review

UNDERSAVE
“After The Domestication Comes The Manipulation”
[EP – Edição de autor]

Fácil será começar por dizer que franca evolução tem tido o death metal em Portugal nos últimos tempos. Se este estilo exige técnica apurada por parte dos seus executantes e alguma vez se sentiu que os nossos músicos ainda não tinham atingido esse nível, acho que a ideia começa a dissipar-se por completo. Ao mesmo tempo e com os limites do extremismo [quer em termos líricos, conceptuais e rítmicos] atingidos, pode-se sentir sempre algum constrangimento pela presumível falta de novas formas de interpretação a cada vez que agarramos um novo lançamento dentro deste quadrante. Contudo, continua a ser a nossa crença em inadvertidos rasgos de génio, bem como a força aniquiladora tradicional do death metal que nos faz sempre querer submeter a mais escutas.

No caso dos Undersave a experiência é, de facto, agradável. Um tema inicial – “Dried And Tumbled” - a rasgar impiedosamente com ritmos e breaks complexos dão o mote para uma viagem sempre tortuosa e onde a capacidade técnica é suficientemente elevada para que sintamos vontade de estar atentos a todos os pormenores. Entretanto, falamos aqui de um death metal em impúdica e frutífera comunhão com o grindcore, impregnada, com maior ou menor evidência, em vários momentos deste trabalho. Bandas seminais como Cannibal Corpse, Morbid Angel ou Suffocation servem aqui de base inspiradora, mas a banda sabe como diversificar as suas dinâmicas, enxertando abrandamentos e uma transitória melodia como se assiste em “Blood Eyes”.

Numa perspectiva mais técnica, o grupo de Loures encontra-se num patamar muito aceitável, fazendo-nos crer que se deixa seduzir pelo arrojo de bandas como Cephalic Carnage ou Cryptopsy; noutra vertente mais pútrida remetem-nos para o mundo de uns Regurgitate, Disgorge ou mesmo Holocausto Canibal.

No final, este cinco temas parecem suficientes para confirmar o potencial desta banda da zona de Lisboa e projectar a representatividade que pode vir a ter num plano nacional cada vez mais numeroso e qualitativo em que se destacam bandas como Decrepidemic, Goldenpyre, Bleeding Display, Theriomorphic, The Firstborn, entre outros. [7/10] N.C.

Estilo: Death Metal/Grindcore

Discografia:
- “Domestication Of The Human Race” [Demo 2005]
- “After The Domestication Comes The Manipulation” [EP 2008]

www.undersave.no.sapo.pt
www.myspace.com/undersave

No comments: