Saturday, January 21, 2006

CANNAE
“Gold Becomes Sacrifice”

[CD – Prosthetic Records]

Para quem não sabe, Cannae é a designação atribuída à batalha travada pelo francês Hannibal e seu exército contra as tropas romanas em 216 A.C., precisamente por ter sido consumada perto da cidade de Cannae junto ao rio Aufius (Itália). Uma batalha que ficou conhecida como uma das mais sangrentas de toda a história, ultrapassando mesmo as Cruzadas e as duas Guerras Mundiais. E é com este espírito guerreiro e, não direi sanguinário mas com um arsenal sonoro bastante violento, que esta banda de Massachusetts chega ao seu terceiro tomo.

Após lançarem “Troubleshooting Death” [2000] pela East Cost Empire, e depois a estreia pela Prosthetic com “Horror” [2003], os Cannae assinam mais um disco devastador, cruzado pela brutalidade death metal e algumas reminiscências hardcore. Mas há semelhança do que temos vindo aqui a falar a respeito do metalcore e à recente tendência [saudável] de "endurecê-lo", os Cannae, também eles, não se deixam ficar pelos ajustes e, ao invés das melodias atractivas e da tentação dos refrões orelhudos, os Cannae preferem seguir o trilho de bandas como Darkest Hour, Despised Icon, Black Dahlia Murder, só para citar alguns dos que, nesta nova geração do metal pesado, têm tentado fazer tudo para fugir à previsibilidade que se instalou no estilo há já algum tempo. A alternativa é mesmo a técnica, alguma [pouca] melodia, e o pendor predominantemente agressivo na sua fórmula, que assim pode eventualmente assegurar mais alguns tempos de sobrevivência a este espectro. De facto, da maneira que as coisas se têm transformado, já se torna difícil catalogar esta sonoridade de metalcore. O termo death é cada vez mais apropriado a este tipo de bandas mas, mesmo assim, ainda se lhe consegue compreender alguma contemporaneidade e crossover.

Mas voltando aos Cannae e a este trabalho, vê-se claramente que este quinteto formado por Adam DuLong [voz], Stephen Colombo e Alex Vieira [guitarras] , Shane Frisby [baixo] e Colin Conway [bateria] amadureceu imenso nos últimos tempos, também graças às extensas digressões que fez com Chimaira, Soilwork, Bury Your Dead, Bleeding Through, As I Lay Dying e 3 Inches of Blood. Apesar de não ser um grande álbum, “Gold Becomes Sacrifice” apresenta, para além da capacidade técnica que penso que é indiscutível nas bandas desse género, um interessante sentido de composição, sendo que o álbum se consegue digerir do princípio ao fim com certa facilidade, graças a alguma dinâmica e diversidade. Mesmo assim, temos que dividir este álbum em duas metades, sendo que uma é bem melhor que a outra, e a outra não vai para além do mediano.

Gravado e produzido no início de 2005, na Flórida, pelo conhecido Jason Suecof [Trivium, God Forbid], os Cannae demonstram realmente que são uma banda com muita garra e potencial, e espera-se apenas que o tempo os vá amadurecendo e moldando a personalidade num sentido cada vez mais pessoal. Há bocado restou-me referir que a grande lição da batalha de Cannae foi, efectivamente, a da vitória dos mais “fracos” sobre os mais fortes. De facto, não sei se os Cannae terão possibilidade de se afirmar assim tanto como referência mas, para já, representam uma agradável proposta. [7/10] N.C.

2 comments:

Anonymous said...

best regards, nice info » » »

Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »