Friday, January 20, 2006

THROUGH THE EYES OF THE DEAD
"Bloodlust"
[CD - Prosthetic Records]

De facto, já nos excita receber material da americana Prosthetic Records, pois esta já nos tem vindo a demonstrar um óptimo apuro na sua política de contratações. Se para muitos ainda lhes é desconhecido este facto, fiquem a saber que a Prosthetic Records foi a editora que deu a conhecer ao mundo os Lamb Of God e, daí em diante, nos tem presenteado com vários bons lançamentos dentro da área metalcore, como é o caso dos Byzantine, HIMSA e Crematorium.

Em Outubro último, foi a vez dos Through The Eyes Of The Dead se estrearem com a camisola da Prosthetic, após terem lançado um EP, em 2004, e um split CD com os Knife Trade, em Julho de 2005. Quanto a essa estreia, receio concluir que foi um dos trabalhos mais "pálidos" de que tive conhecimento da editora de Los Angeles ultimamente. É já preocupante a forma como cada vez maior número de bandas se “seca” de ideias dentro do panorama death metal com influências hardcore. De facto, os TTEOTD não são uma vulgar banda de metalcore se é que isso vos faz pensar logo em bandas como os Killswitch Engage, onde a melodia e os refrões orelhudos têm grande predominância. Aqui do que se trata é de uma verdadeira descarga death metal com umas pequenas referências hardcore, à semelhança daquilo que têm vindo a fazer os The Black Dhalia Murder, The Red Chord ou All Shall Perish. Aqui praticamente não há espaço para melodia, sendo que esta pequena porção está conferida às guitarras. Mas no restante espaço do disco, a violência das guitarras e do pedal duplo [absolutamente “furioso” em alguns momentos] nos faz lembrar bandas como os Morbid Angel ou Suffocation. Tudo comprimido com uma ligeira melodia sueca [nomeadamente de uns At The Gates], os TTEOTD revelam bom poderio técnico, uma máquina rítmica deveras musculada, capaz de nos esmagar contra uma parede, mas, de facto, no que concerne a composição e originalidade, que é o que realmente nos interessa nos dias de hoje [e neste género em particular], este quinteto demonstra uma preocupante falta de ideias num campo já praticamente estéril de tanto explorado. Sendo assim, é difícil olharmos para este “Bloodlust” com algum optimismo pois, mesmo espremendo o seu “sumo”, ele só nos reserva uma ou duas gemas de maior realce – estou-me a lembrar de “Trust Shade Of Crimson” e “Bringer Of Truth”. Com certeza muito pouco para o nível médio de qualidade da editora e, acima de tudo, para uma banda que se está a lançar e para as quais desejamos sempre a maior sorte.

Espero que no futuro este colectivo se consiga realmente encontrar e ultrapassar a actual falta de criatividade que patenteia. No entanto, é preciso que se compreenda que essa se trata de uma estreia e que muito ainda há para aprender. Mas afinal de contas, acredito que este disco vai deixar entretidos muitos incondicionais das tendências mais extremas do chamado NWOAHM. [5/10] N.C.

No comments: