Wednesday, April 09, 2008

Review

QWENTIN
“Première”

[CD – Raging Planet]

Não é nenhum tipo de alusão ao realizador e actor Quentin Tarantino ou o efeito da inspiração na obra deste ilustre norte-americano, mas a verdade é que… quase “vemos” o som dos nacionais Qwentin. Imbuídos numa vincada forma cinéfila de estar, o som deste quarteto do Cartaxo desenrola-se num plano onde a teatralidade e a imagem tem especial preponderância. Em termos estruturais há lugar a “intervalo” e tudo e, de modo geral, as narrações de “Ill Commence Ici” ou “Uomo-Tutto” [e aqui começa a confusão plurilinguista do universo Qwentin], as notícias que nos são lidas em “Jornalisma”, para além do “trailer de “AQUI” [cujo “filme” é apresentado mais para o fim], dão-nos a sensação reconfortante de sermos levados a conhecer uma esfera em que tudo parece não ter nexo mas a que lhe é subjacente um apurado requinte de inteligência na transmissão de uma mensagem.

Se o conceito e abordagem muito particulares dos Qwentin são a fracção mais em evidência em “Première” o mesmo talvez não possa ser dito ao seu conteúdo musical. É, sem dúvida, interessante, mas mediano. Honestamente, não há créditos que confisquem à própria banda tão grande aparato se falarmos de composição. O seu mérito advém da sua originalidade, coragem e talento na criação de uma entidade. Aqui a banda sonora é rock alternativo, com um toque britânico, retro, e um intenso gosto progressivo e experimentalista. Por outro lado, é pleno de um apelo pop/light que por vezes nos dispersa a atenção para o que aqui se ouve, embora não se possa dizer que este seja um disco de fácil digestão, longe disso, atendendo à sua intricada configuração.

Contudo, “Premiére” pode chegar às massas [como, aliás, chegou, recentemente, através da primeira parte que os Qwentin fizeram do concerto dos 30 Second To Mars, no Coliseu dos Recreios, perante 4 000 pessoas], mas para um disco de som tão psicadélico como este o caminho poderá ser, sim, aberto, mas por força da sua singularidade global. De facto, e isto é um ponto a favor, não é fácil definir os Qwentin sem incorrer numa série de terminologias. É preciso ouvir para se perceber a loucura deste contador de histórias vestido de fato e longas saias pretas. Destaque ainda para a interessante simbiose resultante da participação de um Rui Duarte [Ramp] “distorcido” em “Mind (The) Thieves”.

Sem surpreender musicalmente, são uma das entidades mais atrevidas, excêntricas e originais a coexistir actualmente no panorama nacional. É hora de desviar a cortina para os receber... [8/10] N.C.

No comments: