Friday, December 26, 2008

Review

RC2
“Future Awaits”

[CD – SPV/Recital]

Da Venezuela para Espanha no cruzar do novo milénio, em busca de um sucesso que foi suscitado pelo seu disco de estreia homónimo, os RC2 propõem no mapa do rock progressivo clássico um trabalho sério e suficientemente consistente para que lhe dirijamos alguma atenção. No fundo, o suficiente para considerarmos o seu balanço positivo numa corrente que cada vez mais vive sob um lânguido e frouxo espírito. No caso dos RC2, a imaginação também está longe de ser vigorosa, mas para uma banda até então praticamente desconhecida do público europeu, este “Future Awaits” deixa bons apontamentos.

Temas geralmente longos, com ambiências várias a combinarem e a desafeiçoarem-se com frequência, nunca sob um regime pautado por um virtuosismo técnico presunçoso, mas sim, e sempre, pela delicadeza e fragilidade do rock progressivo dos finais dos anos 60 e inícios de 70. Previsível é invocar influências de Rush, Genesis, Marillion ou Yes, mas o grupo agora sedeado em Barcelona consegue evitar uma aproximação “perigosa” às suas forças inspiradoras.

Contudo, fica a ideia no ar de que “Future Awaits” não suplanta o seu antecessor. Para além disso, este disco tanto pode apelar aos mais saudosistas que, sobretudo, procuram gerar imagens mentais que lhes remetam para o regozijo de outros tempos, como pode criar uma certa aversão a quem já ouviu, sentiu e consegue prever o desenrolar de um disco desta natureza. São os condicionalismos de uma matriz criada há muitos anos atrás a que se não diligenciarmos fortes doses de criatividade pode travar facilmente os nossos ímpetos.

Ainda assim, os RC2 fazem bem em não deixar morrer a veia latina que já havia sido demonstrada no seu anterior trabalho, com violas acústicas aqui e ali a darem um cativante charme à sua música. Pena que, embora a competência ao nível da execução, são raros os temas ou momentos que nos “abanam” ou deixam algo mágico no nosso interior. Médio. [7/10] N.C.

Estilo: Rock progressivo

Discografia:
- “RC2” [CD 2003]
- “Future Awaits” [CD 2008]

www.rc-2.com
www.myspace.com/rc2prog

No comments: