Monday, October 19, 2009

Review

DAWN OF TEARS
“Dark Chamber Litanies”

[EP – Lugga Music]

Certamente que o balanço positivo de “Descent”, o álbum de estreia destes madrilenos, galvanizou os seus autores a tentar vencer a falta de tradição que o seu país possui neste segmento musical. A nomeação para melhor trabalho death metal melódico de 2007, ao lado dos Dark Tranquillity e Arch Enemy, pelo site Metalstorm e actuações ao lado dos Dimmu Borgir, Charon e Dew-Scented servem bem de argumento para que este grupo se lance com unhas e dentes em busca de um futuro de êxito.

Este ano lançam o EP “Dark Chamber Litanies” que serve praticamente de entretenimento para um segundo álbum que, segundo a banda, será gravado já esse Outono. Do anterior trabalho para este nota-se, em primeiro lugar, a melhoria na produção. Depois um incremento de obscuridade que vinca um pouco mais o sentido gótico da banda. Contudo, o peso, talvez agora mais do que nunca, ao jeito de uns Amon Amarth não falta bem como a inspiração nas melodias do colectivo sueco.

São cinco as novas composições aqui presentes que ao longo do tempo vão mostrando inteligentes pormenores, como a voz feminina no final de “Cadent Beating” ou no coro fantástico a fechar “Winds Of Despair”. Também a qualidade técnica das guitarras está bastante apurada e o recurso aos teclados é mais frequente, mas apenas para transmitir, aqui e ali, um ambiente fantasista à maneira de uma película de Tim Burton. A voz de J. Alonso é, por outro lado, sem dúvida, uma das mais valias dos Dawn Of Tears. Emotiva e versátil, mostra-se consistente tanto em registo death como a roçar o black ou num outro semi-melódico.

Contudo, a banda torna-se mais banal quando entra em riffs black e batidas mais rápidas. A banda ficará, indiscutivelmente, a ganhar se souber misturar vários elementos na sua música, mas deverá saber como fazê-lo com mais imaginação. Ainda assim, o sentido melódico dos Dawn Of Tears e a quantidade de boas ideias que demonstram são suficientes para os termos como uma banda bastante promissora. Quem os viu no Vagos confirma. [710] N.C.

Estilo: Death Metal Melódico

Discografia:
- “Blood On Verona” [CD Demo 2001]
- “Echoes” [CD Demo 2004]
- “Descent” [CD 2007]
- “Dark Chamber Litanies” [EP 2009]

www.dawnoftears.com
www.myspace.com/dawnoftears

No comments: