Monday, November 30, 2009

Review

THE EMPIRE SHALL FALL
“Awaken”

[CD - Catharsis Pr]

Depois da sua curta estada nos Killswitch Engage e a aventura com os Seemless, Jesse Leach, a voz que imortalizou “My Last Serenade”, está de volta com uma nova banda. Genericamente, The Empire Shall Fall, oriundos de Boston e formados há pouco mais de um ano, são uma banda de Metalcore que com alguma perspicácia revitaliza o seu som com influências subtis de southern rock, metal mais técnico e até jazzy [“We The People”], pese embora a coisa se mantenha sempre bastante morna.

“Awaken” possui alguns bons momentos isolados mas apenas, diríamos, um tema com poder para ficar na "retina" – o tema-título. Entre o pragmatismo da maioria dos riffs e batidas, algumas passagens melodiosas e a boa prestação vocal [limpa] de Jesse, aqui e ali a lembrar Ivan [ex-Motograter, Five Finger Death Punch] e David Draiman [Disturbed], vão salvando a honra do convento. Para além disso, pode ser discutível o bom gosto de algumas mudanças bruscas de sonoridade dentro de um único tema, mas são esses pequenos retalhos que vão tornando a música deste disco interessantes.

A capacidade melodiosa da banda suplanta com larga distância o poder de “fogo” deste quinteto - o metalcore é de “esquina”. Pelos The Empire Shall Fall terá que ser feito um profundo exercício de introspecção para descobrirem que caminhos lhes darão mais garantias no futuro. [6/10] N.C.

Estilo: Metalcore/Rock/Progressivo

Discografia:
- “Awaken” [CD 2009]

www.myspace.com/theempireshallfall

No comments: