Wednesday, April 04, 2007

Entrevista Miguel Linhares

9xROCK A UNIR OS AÇORES

A 9xRock é um núcleo de músicos da ilha Terceira formado em 2004 com o intuito de apoiar, promover e desenvolver o panorama cultural açoriano nas suas mais difusas vertentes. Sendo, apesar de tudo, o seu principal alvo a organização de eventos musicais, Miguel Linhares, Bruno Moniz e Paulo Sousa não negligenciam as restantes áreas culturais e com o mesmo empenho promovem eventos relacionados com o teatro, escultura, poesia e pintura.

A operar nos meandros musicais desde 1992, este grupo de “vizinhos e amigos de infância” aponta a eclética ideologia deste núcleo como o resultado de um “interesse individual por outras áreas como o design, a publicidade, o teatro, para além da música [o seu principal fio condutor], suportado numa importante formação académica”. No entanto, ao descrever o estatuto da 9xRock, Miguel Linhares, o seu mentor, refere que “esta funciona como uma associação cultural mas, no fundo, é um guia informal de jovens que organiza alguns eventos”. Porém, este núcleo já pondera a constituição de uma empresa baseada no considerável sucesso que as suas organizações têm tido. “Para além de querermos promover eventos, gostaríamos também de fazer deste núcleo a nossa ocupação diária”, sublinha Miguel Linhares.

Os primeiros passos da 9xRock foram dados muito graças ao apoio da “Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral”, espaço terceirense onde puderam pôr em prática os seus primeiros eventos, nomeadamente jam sessions e pequenos concertos. A partir de então, este núcleo foi expandindo ideias até chegar ao arrojado “Festival Abismo” realizado em Setembro do ano transacto no parque de campismo da freguesia dos Biscoitos. Com dois palcos, muita música e inúmeras actividades lúdicas e recreativas, este festival com formato único nos Açores ficou, ainda assim, “aquém das expectativas da organização”. “Houve alguns percalços, nomeadamente no que diz respeito às condições climatéricas que nos prejudicaram no primeiro dia, entre outros problemas técnicos impossíveis de resolver. Mas tivemos cerca de 4 mil pessoas no festival, não houve prejuízo e todos os nossos patrocinadores acabaram por ficar satisfeitos”, conclui Miguel Linhares.

Abraçar um projecto desta dimensão foi uma realidade completamente nova para a 9xRock. Miguel e companhia já tinham este projecto em papel há cerca de um ano e meio. Entretanto, a entrada em cena da Celeiro Produções proporcionou um reforço de ideias e facilitou a realização do festival. Por outro lado, o apoio das entidades governamentais não foi difícil de garantir pois, segundo Miguel Linhares, “o projecto estava mesmo bom”.

Miguel Linhares encontra-se neste momento a estudar Comunicação Social e Cultura na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada. Embora isto cause a dispersão do staff da 9xRock, que se encontra maioritariamente na ilha Terceira, o seu mentor afirma que “não é difícil trabalhar à distância, pois estamos sempre em contacto por telefone ou e-mail. Por outro lado, esta situação acaba por ser benéfica para nós porque proporciona um maior conhecimento de causa das diversas áreas dos Açores, beneficiando assim os intentos de expandir geograficamente as várias actividades da 9xRock”, explica Miguel Linhares. O primeiro resultado disso foi a organização da apresentação do segundo DVD da série “Fala Quem Sabe”, no Coliseu Micaelense, e para o futuro a 9xRock prevê um intercâmbio de bandas entre S. Miguel e Terceira. Neste âmbito, Miguel Linhares faz questão de frisar que a 9xRock não pretende lucrar nada quando o assunto é apoiar as bandas regionais. Inclusive, esta já levou ao continente três bandas terceirenses para fazer algumas datas, nomeadamente no Hard Club, em Vila Nova de Gaia. “Tivemos apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do INATEL e as bandas não pagaram absolutamente nada”, refere Miguel Linhares.

Para 2007, a 9xRock já traça o seu plano de actividades, mas ainda considera ser cedo para revelar muitos pormenores. Contudo, Miguel Linhares aponta a realização do “Festival Abismo”, o aniversário de uma das maiores empresas dos Açores, que para já não revela, e o projecto da programação das festas Sanjoaninas como alguns dos seus principais “cavalos de batalha”.

Paralelamente, Miguel Linhares mantém uma vida muito activa. Para além da gestão da 9xRock faz parte de uma banda – os Manifesto -, estuda Comunicação Social e Cultura, trabalha em part-time na área do turismo e é responsável por uma página de música no jornal “União” – Musicofilia – há já quatro anos. Esta tem ainda um blogue na internet que é gerido pelo próprio e se encontra no seguinte alojamento: http://www.musicofilia.blogspot.com/. Contudo, Miguel Linhares faz questão de referir que alguns dos seus hobbies representam, no fundo, aquilo que pretende fazer da sua vida profissional no futuro – “o curso que estou a tirar, por exemplo, nem o estou a tirar propriamente pela comunicação social, mas mais pela cultura”.

Como músico, fã e até mesmo crítico musical, Miguel Linhares assume que, a nível global, a música nos Açores “não está muito má”. “Existe neste momento, embora ao de leve, entidades que começam a tomar em consideração os músicos regionais. Quanto ao Rock, que é onde me sinto melhor, considero que as coisas já não vão assim tão bem. Existem muitas e boas bandas, mas os recursos e as oportunidades continuam a ser muito poucos. Enquanto não houver maior respeito por essas bandas da parte de algumas pessoas que detêm o poder, estes jovens não vão conseguir levar a lado nenhum o seu trabalho”, conclui.

Nuno Costa
in Factos Magazine [www.unicacomunicacao.pt]

Fotos: João Bruno Raposo, Soraia Bettencourt e Filipe Rocha

No comments: