Tuesday, March 24, 2009

Review

THEE ORAKLE
"Metaphortime"
[CD - Recital Records]

A cultura do profissionalismo e do trabalho árduo parece começar a estar fortemente enraizada nos responsáveis pela arte de “peso” nacional. Os vila-realenses Thee Orakle são os senhores que se seguem na subscrição de mais um trabalho de alta qualidade forjado neste extremo ocidental europeu. Com uma demo e um EP lançados em 2005 e 2007, respectivamente, e pela juventude deste colectivo nortenho, o substancial salto qualitativo que a banda aqui assina acaba mesmo por ser surpreendente. Quer pelo seu apurado trabalho de composição e execução técnica, quer pela excelente produção sónica e visual do disco, “Metaphortime” é o paradigma de como uma banda em início de carreira, num país maioritariamente de fé pequena, deve proceder para começar a desenhar uma imagem e nome de respeito e credibilidade.

Sendo que os progressos, a todos os níveis, estão bem salientes neste primeiro longa-duração, nem temos necessidade de fazer qualquer comparação com o “fundo de catálogo” do grupo. A banda parece que assumiu uma nova alma e maturidade é o adjectivo recorrente para classificar este trabalho. Tecnicamente podíamos destacar o trabalho minucioso do baterista Frederico Lopes, a voz penetrante de Micaela Cardoso ou os desafiantes solos de guitarra, algumas vezes temperados por escalas orientais, mas o que a banda aqui demonstra é um coeso conjunto de elementos convertido num todo muito sólido. Death metal melódico e experimental ao jeito de uns Amorphis ou Opeth aliado a um vaporizante aroma gótico e doom parentes de uns The Gathering ou Katatonia, dão aos Thee Orakle uma panóplia de argumentos, sensações e sabores que, certamente, serão eficazes na hora de saciar muitos dos anseios dos ouvintes.

Como é comum em primeiros trabalhos, só lamentamos não haver mais dois ou três temas com o poder hipnótico de “All Way Down” ou “White Linen”. Sendo estes dois temas de linhas melódicas fortes, não queremos com isso dizer que esperamos trabalhos comerciais, mas sim, e sempre, o mais equilibrados possível. “Metaphortime” nunca chega a ser um trabalho aborrecido, aliás a sua dinâmica faz inveja a muitos colectivos mais experientes, mas, se nos permitem como críticos, pelo saboroso gosto desta primeira experiência já elevamos a fasquia para uma segunda aventura. Um sinal de que o seu impacto foi grande e já nos deixa a salivar em relação a novas movimentações deste septeto. Enquanto isso, é óbvio, que teremos toda a calma a degustar estes expeditos dez temas, pois o tempo é uma manifesta metáfora relativamente às capacidades e longevidade deste disco. [8/10] N.C.

Estilo: Death/Gótico Experimental

Discografia:
- “Sight Points” [Demo CD 2005]
- “Secrets” [EP 2007]
- “Metaphortime” [CD 2009]

www.theeorakle.com
www.myspace.com/theeorakle

No comments: