Tuesday, August 11, 2009

Review

THE SPITEFUL
“Persuasion Through Persistence”

[CD – Rastilho Records]

Apesar dos 11 anos de carreira, só agora as coisas começam a tornar-se mais “sérias” para os The Spiteful. Numa editora importante como a Rastilho e com o seu primeiro longa-duração entre mãos, estes leirienses parecem muito bem lançados para alcançarem o devido reconhecimento. Porém, não deixa este disco de soar a ligeira desilusão dentro de um catálogo que recentemente ofereceu dois excelentes trabalhos nacionais: os de Echidna e Switchtense. Mesmo não sendo os referidos discos um qualquer testemunho de originalidade, conseguem, no entanto, vincar uma forte marca pela sua superior consistência.

No caso dos The Spiteful notamos que, apesar de não soarem, nem de longe, a músicos inexperientes, a verdade é que, por qualquer motivo, as composições aqui apresentadas soam de qualidade mediana e banal, com muitos dos riffs aqui construídos a soarem tirados dos primórdios do thrash moderno numa altura que pouco ainda era preciso para se impressionar e algumas coisas ainda estavam a ser aperfeiçoadas. Digamos que este trabalho está um pouco datado.

É preciso ter em consciência que já não basta uma voz agressiva, uns riffs de meia dúzia de tonalidades e uma bateria forte para se criar um disco interessante. Embora se trate de uma análise bastante subjectiva, até porque há sempre pessoas conservadoras, não é menos verdade que será preciso um esforço criativo muito maior para os The Spiteful se imporem num cenário nacional cada vez mais “competitivo”.

Mas como só raras as vezes tudo é negativo, é claro que há aqui pormenores a destacar como a rica panóplia de mudanças rítmicas que nos dá a clara impressão que, principalmente, o baterista Sarnadas andou a estudar empenhadamente os manuais matemáticos de Mnemic e Dream Theater. Por esses detalhes, este quinteto ganha claramente distância a nomes como Chimaira, The Haunted e Hatesphere que o seu selo promulga como influências do grupo, embora façam algum sentido. Mesmo assim, ainda estão muito longe de representar uma qualquer revelação no campo do thrash moderno mais tecnicista.

Apesar de tudo isso, “Persuasion Through Persistence” dá-nos a alegria de ver o trabalho árduo de uma banda nacional gerar bons frutos tantos anos depois. Qualquer falha que apresente será pura razão de um processo que, apesar de tudo, ainda está no seu início. Com tanta persistência e a avaliar por alguns bons apontamentos, não duvidamos que a banda consiga chegar longe no futuro. [6/10] N.C.

Estilo: Thrash Moderno

Discografia:
- “Upheaval” [EP 2003]
- “Persuasion Through Persistence” [CD 2009]

www.the-spiteful.com.pt

No comments: