Wednesday, April 05, 2006

Festival Coliseu ANIMA Rock

Pessoal, é “oficial”! Como se já quase todos não soubessem ou tivessem ouvido falar deste festival... Daí a minha grafologia - “oficial”. Ora bem, quase não sobram palavras (ou forças) para descrever o que foi a luta destes últimos 5 meses para tentar tornar possível este aniversário. Desde Novembro último que começamos em conversações com o mítico Coliseu Micaelense e a delinear um projecto para apresentar a patrocinadores, num processo de grande meticulosidade e que exigiu um grande sentido de estratégia, orientação e trabalho da nossa parte. Sendo assim, e após percorrermos inúmeras empresas de S. Miguel, aquilo que parecia um projecto interessante de uma publicação que já pensávamos de alguma relevância para o cenário cultural da região, foi sendo progressivamente negado a qualquer apoio, começando assim a desmoronar-se lentamente aquilo que era um grande sonho da parte do nosso staff. Nem mesmo da parte das entidades competentes destinadas especificamente a apoiar a cultura nos Açores – falo nomeadamente da Direcção Regional da Juventude e Formação Profissional - a SounD(/)ZonE recebeu um único cêntimo para poder realizar este evento. Ora bem meus amigos, tirem as conclusões que quiserem... Já nem é preciso argumentar, pois penso que é de total consciência a situação cultural do nosso país, ou melhor, das políticas tendenciosas e, por vezes, pouco lícitas de certos órgãos do governo...

Contudo isto, e pensando ainda se valia a pena retaliar ou não (acreditem que insistimos bastante), decidimos deixar para trás esta hipótese e continuar a solicitar apoio junto dos privados. Com o passar do tempo, as cartas iam entrando na nossa caixa de correio invariavelmente com um “selo” de reprovação e o tempo era cada vez mais escasso para que restasse algum espaço de manobra. A SounD(/)ZonE não tem qualquer fonte de rendimento e tudo é suportado às custas de muito amor à camisola, logo, não havia maneiras de cobrir as despesas do evento independentemente. Era então posta de parte a nossa ideia e anunciado aos potenciais intervenientes (bandas e Coliseu) que o festival comemorativo do 3º aniversário da SounD(/)ZonE havia sido cancelado.

Acontece que dias depois, como que por acção milagreira, o Ex.mo Sr. Director do Coliseu Micaelense, José Andrade, nos enviou uma proposta de parceria com o órgão municipal ANIMA e a banda Hiffen. Isto porque havia a proposta dos Hiffen para comemorar o seu 10º aniversário no Coliseu Micaelense na mesma altura, e assim, analisada a situação, se achou por bem juntar as duas propostas e criar um festival com mais potencial atractivo. Isto torna conclusivo que só se consegue viabilizar um evento deste género no nosso pequeno reduto atlântico quando a proposta é em dose dupla ou inserida em mais do que uma actividade/temática. Isto no que concerne ao metal claro, à semelhança do que já aconteceu em Agosto passado com o Festival Rock no Coliseu Micaelense (dois dias – Moonspell e Xutos e Pontapés), pois actos isolados dificilmente conseguem vingar nesta questão da organização de espectáculos por mais bem elaborados e sugestivos que pareçam. Sendo assim, reduziram-se-nos os encargos e tudo ficou mais fácil para a feitura deste evento. Neste momento, ainda se tratam de alguns pormenores, mas tudo está já em fase final de acerto. Daí que possamos anunciar o Festival Coliseu ANIMA Rock como confirmadíssimo!

Sexta-feira passada foram afixados os primeiros cartazes e distribuídos os primeiros flyers... Tê-los nas mãos foi deveras um momento emocionante... quase comovente, atendendo ao percurso sinuoso que tivemos que ultrapassar até aqui. Agora que está quase tudo a postos, só se pede ao maior número possível de público que compareça nesta celebração do metal e do som que nos faz viver apaixonados. Quanto aos Crossfaith, Hiffen, Urban Tales, Trauma Prone, Stampkase e The Temple, os maiores desejos de felicidades e que se divirtam ao máximo ao pisar o palco do Coliseu.

A todos os que tornaram este evento possível um sincero obrigado!

Agradecimentos: Coliseu Micaelense, ANIMA, Hiffen, Sata, Disrego, Navel, Autatlantis, Hospedaria Cardeal, The Temple, Stampkase, Trauma Prone, Crossfaith, Urban Tales, Câmara Municipal da Povoação, Rui Sousa, Miguel Linhares, Carolina Novaes, Daniel Makosh, Fábio Cerqueira, a todas as bandas contactadas e a todas as pessoas que tenham intervido, de forma emocional ou concreta, neste processo.


Festival "Coliseu ANIMA Rock"

21 Abril (Noite comemorativa dos 10 anos dos Hiffen)

22h - Crossfaith (Ponta Delgada)
23h - Hiffen (Ponta Delgada)
24h - Urban Tales (Lisboa)

22 Abril (Noite comemorativa dos 3 anos da SounD(/)ZonE)

22h - Trauma Prone
23h - Stampkase
24h - The Temple

Bilhetes já à venda no Coliseu Micaelense a 3€ das 13h às 20h (Seg. a Sáb.). No próprio dia, bilhetes a 4€.

Brevemente, a SounD(/)ZonE vai publicar entrevistas com algumas das bandas intervenientes no festival, bem como realizar passatempos no blog para oferecer bilhetes para o 3º aniversário da SounD(/)ZonE.