Saturday, November 11, 2006

Entrevista The Arcane Order

MÁQUINA DO TEMPO

“The Machinery Of Oblivion” é o título do álbum estreia dos dinamarqueses The Arcane Order. O álbum remete-nos para os principais logótipos da especialidade Death/Thrash Metal que marcaram os últimos anos.

Para que não hajam dúvidas, os The Arcane Order são um projecto paralelo ou uma banda da qual se possa esperar mais discos?
Inicialmente, posso dizer-te que a ideia era a de sermos apenas um projecto paralelo. Todavia, depois de termos o line-up completo, vimos que era sério de mais para ser apenas mais um projecto no meio de tantos.

De qualquer forma, será sempre secundário em relação às vossas bandas?

Sim, infelizmente, terá essa condicionante, embora tenha muito para dar. Mesmo assim, isso irá depender da expressão que as vendas venham a ter.

O produtor Jacob Hansen foi opção vossa?

Sim, porque já o conhecíamos antes. Eu e o Boris Tandrup (baixista) já gravámos com ele quando estávamos nos Autumn Leaves. É um excelente profissional e sabe sempre como conseguir o som que as bandas pretendem.

Nota-se que tem um som limpo e sem muitos efeitos. Concordas?
Sim, porque era esse o nosso objectivo e o Jacob era o produtor indicado para nos dar isso. De resto, não achamos que exista algo que pudesse ser alterado e garanto-te que já ouvimos os disco várias vezes.

Fazes ideia de como estão as vendas do disco?
No total, não sabemos ainda, porque os resultados só vêm daqui por seis meses. Sabemos é de algumas lojas que já tiveram que repor o disco algumas vezes, porque a procura foi maior do que a que esperavam inicialmente. Isso, como é óbvio, agrada-nos muito, porque também não estávamos à espera.

As vossas letras não perfazem qualquer conceito, o que significa estarmos perante várias ideias. Quais são elas?
Basicamente, falam de assuntos que, ora são reais, ora são fictícios. Curiosamente, toda a imprensa tem questionado esse ponto o que fez com que já tivéssemos optado por idealizar um conceito para o próximo trabalho.

É justo ou não dizer-se que os The Arcane Order são compostos pelo Flemming C. Lund e mais três músicos?
(risos)... Ainda não me tinham colocado essa questão! O facto de ser o principal compositor da banda e de gerir quase todos os processos da mesma, pode dar essa ideia, mas não se trata disso. Somos quatro em todos os aspectos e queremos manter essa posição.

A mudança de nome de Scavenger para The Arcane Order deu-se por alguma razão especial?
Simplesmente, porque já havia quatro ou cinco bandas com esse nome. O mais interessante, é que nenhuma delas estava oficialmente registada. Mesmo assim, mudamos para algo mais interessante.

Já existem planos para tocar ao vivo ou esse processo está ainda distante?
Bom, começo por dizer que ainda não tivemos oportunidade de tocar ao vivo. A nossa estreia será em Novembro e vão ser cinco datas aqui na Dinamarca. Quanto a uma eventual digressão, é muito provável que no início do próximo ano façamos qualquer coisa.

José F. Andrade
in "Notas Soltas"

www.thearcaneorder.net

No comments: