Monday, April 06, 2009

Review

DIVINE LUST
“The Bitterest Flavours”

[CD – Deadsun Records]

Ao longo da sua existência, os Divine Lust foram tidos como uma promessa em vias de uma explosão comprometida pela falta de um trabalho verdadeiramente coeso. Ainda assim, o grupo lisboeta detém uma cota de respeito “entre-portas” inquestionável mesmo que continue muito longe da representatividade de bandas como Heavenwood ou Moonspell. A qualidade do seu trabalho e a “máquina” promocional que o sustentava até então também nunca foi comparável à dos citados nomes, para além de que a sua sonoridade tem um cariz bastante diferente. Se a melodia do gótico é facilmente tragável, a melancolia particular do doom e até algum experimentalismo circunscreve o ângulo de incisão da sua música.

Não obstante a subjectividade dessas análises, a verdade é que se o seu álbum de estreia, de 2002, mostrava uma banda com uma silhueta bastante amadora e vulgar, o trabalho e persistência de vários anos de estrada garante-lhes agora bases para, ao segundo “assalto”, dissiparem praticamente toda a imagem que até então tínhamos deles. “The Bitterest Flavours” colmata vários velhos problemas como o da produção, execução e criatividade na composição estando mesmo este trabalho a milhas do seu antecessor. Passou-se a ter maior preocupação com os detalhes – a inclusão da guitarra portuguesa em alguns temas é mais do que um acto patriótico, é bom gosto musical -, com a técnica, o peso, o sentimento e as orquestrações o que nos leva a crer que este trio nacional parece ter encontrado finalmente o seu estado zen. No particular, a voz de Filipe Gonçalves está consideravelmente mais trabalhada, chegando a ser berrada, e tanto riffs como solos passaram a ser mais cuidados pelos homens das seis cordas.

No todo, a música dos Divine Lust está mais rica, versátil, agridoce, madura e as coisas, finalmente, soam promissoras. Se houve quem sempre acreditasse no seu valor, estes, acima de tudo, foram os próprios Divine Lust. Daí que merecidamente se aprestem a colher o seus devidos frutos. [7/10] N.C.

Estilo: Gótico/Doom

Discografia:
- “Terceiro Pecado” [Demo 1999]
- “Divine Lust” [CD 2002]
- “Harvest” [EP 2004]
- “The Bitterest Flavours”

No comments: