Wednesday, April 15, 2009

Review

PITCH BLACK
“Hate Division”
[CD – Recital Records]

Uma verdadeira instituição do thrash metal nacional; um dos mais experientes e respeitados projectos concebidos “entre-portas”; os Pitch Black estão de volta, com o já habitual atraso entre gravações e edições mas a espera prova-se, mais uma vez, completamente válida. Aliás, dentro do que um dito movimento revivalista é capaz de gerar ao nível do globo, em termos de thrash, os Pitch Black estarão, certamente, em destaque em virtude de uma atitude e honestidade deveras exemplar.

O grupo está claramente fora da corrida aos “tops”, passe a redundância, e apostados em espetar no mais alto cume musical a bandeira do thrash e a sua mais pura essência. Quem os conhece desde a sua origem, que remonta a 1995, sabe que nunca dissimularam ou confundiram os seus genes, muito menos se demoveram da sua missão bélica de deitar tudo abaixo com o seu som.

“Hate Division”, produzido por Rui Danin e a própria banda nos Trigger Studios, em Portugal, e masterizado por Jacob Hansen nos Hansen Studios, na Dinamarca, entre Outubro de 2007 e Fevereiro de 2008, é um autêntico projéctil a saber a químicos mortíferos na forma de oito novas composições que mostram, realmente, o extravasar de todo o potencial deste panzer vindo do norte. A originalidade nunca foi uma premissa, mas o espírito que aqui se transmite supera toda a intenção de descobrir uma qualquer “next big thing”. O que este quinteto confecciona tem os melhores ingredientes aconselhados pelas receitas de seminais bandas como Slayer, Exodus, Kreator, Testament ou Metallica. Para além disso, a produção deste disco faz também jus ao “veneno” dos Pitch Black e colmata uma das maiores lacunas de "Thrash Killing Machine". O mesmo se poderá dizer ao ódio superiormente cuspido por Hugo Andrade, dos Switchtense, que, já depois do disco ter saído, anunciou a sua saída da banda devido a outros compromissos musicais.

“Hate Division” é um exemplo de como louvar os pergaminhos thrash e desenvolver um som com gana em todos os seus instantes. Um orgulho para o thrash e para os portugueses. [8/10] N.C.

Estilo:
Thrash Metal

Discografia:
- "Under The Ground" [Demo 2002]
- "Thrash Killing Machine" [CD single 2003]
- "Thrash Killing Machine" [CD 2005]
- "Hate Division" [CD 2900]

No comments: