Wednesday, May 20, 2009

Review

LAST WARNING
“Throughout Time”

[CD – My Kingdom Music / MLI]

De parto manifestamente difícil, chega-nos o terceiro longa-duração de um grupo que, sem darmos muito por isso, já atingiu os seus 22 anos de carreira. A conclusão e edição de “Throughout Time” ficou seriamente comprometida pela saída, nos últimos tempos, de dois elementos – vocalista e baterista – tanto que podemos contar nove anos desde o último registo do colectivo italiano. Como bem sabemos, todo este tempo de gestação pode tornar qualquer material desactualizado, mas sendo as influências dos Last Warning compiladas do rock progressivo dos anos 70 e 80 este factor acaba por ser insignificante.

Contudo, almejar aproximar-se de ícones como Fates Warning, Queensryche, Rush ou mesmo Dream Theater é algo que se pode tornar infrutífero ou demasiado arrojado para certas bandas. Neste caso, os músicos de Pordenone estão a milhas da competência técnica dos nomes atrás citados, mas quando se trata de compor linhas melódicas e baseadas em estruturas simples e directas, o resultado acaba por soar consistente. No fundo, “Throughout Time” até é um disco colorido, contrastando com o assustador, mas estimulante, início de “Madness”, a abrir o disco e que nos fez, por instantes, imaginar uns Last Warning bem mais obscuros. Os duelos entre os solistas também se assistem aqui, mas nunca atingem magnitudes titânicas de verdadeiros virtuosos, o que, por um lado, é benéfico. Evitam-se alguns clichés.

De resto, a sonoridade dos Last Warning deve também muito ao Heavy Metal clássico pelos seus ritmos rápidos e directos, sendo que o termo prog aqui circunscreve-se a algumas melodias, compassos mais intrincados ou solos de teclado. Menos abonatória é a voz de Fabio Del Sal que, embora se mostre ampla e ritmada, tem um timbre facilmente desgastante. De qualquer maneira cumpre, tal como o baixo, a bateria e as guitarras – tirando o infeliz ritmo pesado de “Bloody Dream” que, pelos vistos, é retirado da primeira demo da banda – altura em que as coisas ainda estavam numa fase muito precoce de desenvolvimento.

Não há aqui rasgos alucinantes de criatividade nem execução, mas o espírito da banda é, de alguma forma, contagiante e a carga emocional de temas semi-acústicos como “It Slowly Dries My Tears” ou “In The Flood”, esta última com as participações surpreendentes de uma vocalista e um guitarrista de flamenco, acabam por granjear a nossa simpatia por esse colectivo transalpino. Pensamos que tudo passa por uma questão dos Last Warning perceberem das suas virtudes e defeitos e encontrarem a harmonia entre as suas faculdades técnicas e criativas. [6/10] N.C.

Estilo: Rock Progressivo/Heavy Metal

Discografia:
- “From The Floor Of The Well” [CD 1994]
- “Under A Spell” [CD 2000]
- “Throughout Time” [CD 2009]

www.last-warning.com
www.myspace.com/lastwarningit

No comments: