Thursday, December 10, 2009

Review

REVOCATION
“Existence Is Futile”

[CD – Relapse / Major Label Industries]

Há felizes actos artísticos que nos levam à sensação de estarmos perdidos e nunca sabermos bem o que esperar a seguir. Se bem que este estar perdido, neste caso, não tem nada de desconfortável. É a adrenalina que transmite que o torna tão aliciante!

Ora bem, o que os norte-americanos Revocation confeccionam neste segundo trabalho [o primeiro para a “sedutora” Relapse] é uma mistura clínica de estilos que só pode ser classificada de progressiva, embora o rótulo extremo lhes fique bem na fachada. Não são os novos Death ou Necrophagist, até porque estão demasiado disseminados na sua filosofia criativa, mas a técnica que empregam nas suas composições fazem-nos aproximar da atitude dos seminais nomes citados. Temos o thrash cavalgante e demolidor a adornar os ritmos, riffs e solos de vários temas aqui alinhados, bem como os blastbeats frenéticos, as rajadas de pedal duplo asfixiantes e as [muitas] mudanças rítmicas do death metal mais técnico. A voz é sempre agressiva, com uma ou outra tonalidade mais hardcore, e o baixo tem a perceptibilidade que deveria sempre ter, neste caso perfeitamente adequado a salientar os dotes de Anthony Buda. Se a isso tudo juntarmos leads melódicos arrebatadores e alguns riffalhanços próprios do black metal, temos qualquer coisa de promissor entre mãos – um exemplo de grande mestria no acto de compor.

Numa banda composta por apenas três elementos em que todos são altamente dotados criativa e tecnicamente podemos conjecturar um futuro muito risonho aos Revocation. “Existence is Futile” é um poço de detalhes para serem esmiuçados ao longo de muitas e muitas audições. Viciante. [9/10] N.C.

Estilo: Death/Thrash/Progressivo

Discografia:
- “Summon The Spawn” [EP 2006]
- “Empire Of The Obscene” [CD 2008]
- “Existence Is Futile” [CD 2009]

www.myspace.com/revocation

No comments: