Tuesday, January 05, 2010

Live Zone

Porcupine Tree / Stick Men
21.11.09 - Teatro Sá da Bandeira, Porto

À hora marcada os Stick Men deram início à sua performance. A grande maioria dos presentes desconhecia o seu trabalho. De sonoridade algo diferente cativaram o público presente, apesar de, no início, custar um pouco a digerir.

A banda composta por Tony Levin [baixista de King Crimson], Michael Bernier e Pat Mastelotto [tocou com Phil Collins e Don Henley] já esteve por terras lusas no Gouveia Art Rock. Michael e Tony destacam-se e distinguem-se por tocarem chapman sticks, um género de híbrido entre guitarra e baixo, sendo Michael considerado um dos melhores do mundo neste instrumento. Um bom concerto de uma banda que poucos conhecem mas que, certamente, vão passar a seguir com mais atenção.

Os Porcupine Tree foram recebidos pela segunda vez no Porto por uma casa cheia e um público curioso pelo novo álbum. O concerto foi dividido em duas partes distintas; a primeira dedicada à apresentação de “The Incident”; a segunda aos grandes êxitos da banda. A audiência deixou-se envolver pelos novos temas e viajou através da música e das projecções completamente em sintonia com as letras.

Na primeira parte o novo álbum foi tocado na íntegra e pela ordem do registo. O intervalo de dez minutos cronometrados no ecrã ao fundo do palco serviu para aguçar o apetite da audiência que contou os últimos dez segundos. Na segunda parte pudemos registar uma maior adesão do público e algumas brincadeiras entre Jonh Wesley e Colin Edwin. Steven Wilson também tentou animar a plateia usando do seu humor britânico acompanhado de uma pequena gaita. O frontman da banda foi alternando entre a guitarra eléctrica, a acústica e o piano durante todo o concerto. Um dos momentos da noite foi “Lazarus”. O quinteto despediu-se com “Normal”.

No encore tocaram “The Sound Of Muzak” e a desejada “Trains”. Houve tempo ainda para mais uma brincadeira enquanto apresentavam os membros da banda. Foi possível ouvir-se a música “Born In The U.S.A.” e um tema dos Men At Work. Uma excelente actuação que convenceu os presentes..ualidade deste quinteto no nosso país, onde ficou garantida a promessa de um breve regresso.

Miguel Ribeiro [texto]
Paula Martins [fotografia]

No comments: