Friday, February 16, 2007

Review

THE AWAKENING
"Razor Burn"

[CD - Massacre Records/Recital]

Apesar de não conhecer os trabalhos anteriores desta banda que já conta com 11 anos de actividade, sabendo à partida que este é o oitavo trabalho destes sul-africanos, no mínimo, espera-se algo consistente, produto de um desenvolvimento gradual. Uma banda que não consegue esta evolução, quase de certeza não consegue gravar oito álbuns!

A primeira impressão não é boa… Sente-se um misto de várias influências que vão desde o rock mais alternativo dos anos 80, obscuro, as raízes, afinal, do movimento gothic. Pode-se caracterizar, desde já, esta como sendo uma banda de gothic/industrial. Mas há algo que não encaixa muito bem, conforme se vai ouvindo este CD.

Nota-se facilmente a depressão, obscuridade e melancolia, características deste género musical [os temas "Bleeding" e "Oblivion" são um bom exemplo disso], quando levado a sério, mas a musicalidade e a composição são algo simplistas. Depois da intro "Outside the Asylum", o tema "Arrow" contem riffs poderosos, vozes dramáticas e um complemento bem regado de sintetizadores, mas realmente o pecado está na simplicidade da música. É um pouco banal e parece que já foi feita várias vezes por muitas outras bandas europeias. Não o designaria por falta de originalidade, mas talvez falta de criatividade. Ainda assim, existem momentos bons neste CD que nem sequer é enfadonho! O tema que dá nome ao álbum "Razor Burn", "Descent", "Oblivion" e "Halo" deverão ser os melhores temas e com os refrões mais apelativos, embora em todo o álbum os temas incitem para momentos de uma certa descontracção…

Julgo que para quem gosta de gothic é só questão de ouvir repetidamente este "Razor Burn". Comigo está a funcionar e cada vez se torna mais aceitável. Se calhar, se fizesse esta review daqui a uma semana a nota já seria outra! Mas prefiro ficar-me por aqui… [6/10] Miguel Linhares

No comments: