Tuesday, January 08, 2008

Review

EVERY TIME I DIE
“The Big Dirty”

[CD – Ferret Music]

As peripécias de irmãos, neste caso de Keith e Jordan Buckley, com a comum afinidade destacada que há-de de provir naturalmente da proximidade genética acabou por resultar na máquina algo desgovernada, principalmente em “Last Night In Town” – seu primeiro disco -, que são os Every Time I Die. Digo principalmente no início da sua carreira, que já remonta a 1998, já que as coisas na altura eram de uma extravagância mais vincada e de um extremismo abrasivo.

Os Every Time I Die são hoje, e passados quatro álbuns e um EP [muito aclamados pela imprensa norte-americana], uma banda com um lugar cativo na fecundante família de bandas que mistura hardcore com metal vinda dos Estados Unidos. Só que aqui o sentido de independência, determinação e consistência fazem dos Every Time I Die um nome respeitável quer o que façam seja ou não inovador ou particularmente apaixonante. E não o é, longe disso. Olhando para a sua discografia apraz-nos verificar que neste regresso a banda não caiu ainda mais na tendência de esculpir malhas pegajosas ao nível dos refrões e linhas melódicas como se temia após uma mudança alarmante nestes sectores com “Gutter Phenomenon”. Ainda assim a fórmula não mudou muito e a diferença não é abismal. Mantém-se a linha com algum sangue na guelra recuperado, onde o vocalista Keith Buckley reparte a sua prestação por parte berradas, semi-berradas e limpas – estas com um sarcasmo que lhe valem pontos -, mas em que os ritmos de guitarra se assumem como o verdadeiro pêndulo deste trabalho.

Não podemos também deixar de destacar um dos grandes prazeres “íntimos” que é absorver a costela árida e sempre sedutora do southern rock que a banda de Buffalo sabe inteligentemente endossar na sua música. Temas como “INRIhab” são um bom exemplo disso. Mesmo assim, o trabalho mantém-se muito homogéneo e a sua fórmula acaba por ser cirúrgica e infalível para quem gosta desta mistura que na maioria dos casos já causa enjoo. Vale aos Every Time I Die a convicção que os demarca da restante concorrência. [7/10] N.C.

No comments: