Friday, January 18, 2008

Review

GWYDION
“Ynys Mön”
[CD – Trollzorn/Recital]

Sete anos separam este do último lançamento dos Gwydion. Ao todo são quatro trabalhos numa carreira de quase 13 anos que culmina finalmente com um longa-duração. Este sexteto de Lisboa vem demonstrando ser o resultado de um progresso lento mas sustentado, e após conferirmos “Ynis Mön” quaisquer que tenham sido os motivos para a banda estar tão ausente passam a estar legitimados.

Paralelamente aos seus anteriores trabalhos, o regresso dos Gwydion demonstra, em primeira linha, não só um evidenciado crescimento como o aglutinar de um novo elemento no seu som – o folk. Uma bem conseguida introdução, com uma directa e imagética recriação dos campos de batalha medievais onde os vikings preparam as suas lâminas para o combate, sempre benéficas nestes contextos mesmo que já muito exploradas, antecedem um “Rebirth” de guitarras muito fortes – que comprovam a boa qualidade da gravação – e com um certo ar festivo muito graças aos acordeões quase omnipresentes. A dinâmica do disco é reforçada pela sábia divisão de samples pelo início de alguns temas, empurrando-nos inevitavelmente para um cenário medieval em que quase conseguimos captar os seus elementos na plenitude dos nossos sentidos. Tocar metal com influências folk implica, naturalmente, uma capacidade de conceber ambientes ancestrais da forma mais palpável possível, e isso os Gwydion, sem o mesmo orçamento que outros portentos internacionais, conseguem condignamente alcançar em “Ynis Mön”. Turisas, Tyr ou Korpiklaani vêm-nos à memória nestes momentos.

Mais à frente, e apesar da sua batida surpreendentemente dançável, encontramos em “Inquisition Queris” um dos temas mais obscuros deste trabalho e que invoca uns Dimmu Borgir na fase “Enthrone Darkness Triumphant”. Influência que comprova a essência black sinfónica que estes lisboetas carregam desde o início da sua carreira e que, aliás, se desenvolve ainda mais na seguinte “Descent Of Don”, principalmente pelos teclados de Dani e pela entoação de Ruben. Ora mais black metal e agressiva, ora mais folclórica e pagã, graças à obrigatória inclusão de instrumentos tradicionais, a música dos Gwydion explora bem dois mundos que a experiência de largos anos de existência fez convergir numa nova abordagem e na sua fórmula mais consistente de sempre. Acreditamos, por isso, que os fãs de Finntroll e Thyrfing não deverão desgostar do que se ouve em “Ynis Mön”, muito menos os fãs portugueses que com certeza ficarão surpreendidos com mais este bom lançamento nacional. Um regresso cheio de vitalidade e garra que demonstra uns Gwydion no bom caminho. [7/10] N.C.

1 comment:

Anonymous said...

This website is perfect I enjoyed it to a great extend