Friday, March 14, 2008

Review

SYBREED
“Antares”

[CD – Listenable Records/Major Label Industries]

Do interessante catálogo da francesa Listenable Records temos agora a registar, os não menos interessantes, Sybreed. O anterior “Slave Design” valeu-lhes uma considerável exposição com direito a digressões pelos Estados Unidos e Europa, com a insígnia de um som pesado, melódico e repleto de texturas electrónicas que lhes confere, ainda que sem nenhuma novidade, um produto contagiante e muito consistente. Isto partindo de um grupo de “desconhecidos” para a maioria do público e de uma cidade com muito pouca tradição nesta “prateleira” – Génova –, consistência é o adjectivo mínimo a atribuir à arte de um grupo que surpreende assim que colocamos “Antares” a rodar.

Podendo supor que a Listenable Records poderá querer agarrar o sucesso “polirítmico” dos também seus Textures, ainda que estes holandeses tenham um som muito mais original e complexo, a verdade é que decidem por abrir a porta a mais uma banda que vive muito do aspecto downtuned e modernaço das guitarras e dos ritmos sincopados inspirados também em grupos como Mnemic e Threat Signal.

Porém, a distância que vai entre os nomes referidos e os Sybreed, é que estes últimos “abusam” muito mais da componente electrónica. Os loops acompanham quase todos os momentos de “Antares”, o que contribui muito para um som, ora bem gélido, ora bem mecânico, ora actual e acessível, sendo que, sem dúvida, concebe uma produção muito cheia.

Por outro lado, a banda não descurou meios para tornar o seu som acessível e injecta uma dose “letal” de melodia aos seus temas, principalmente, nos seus refrões – alguns com propensão para se tornarem grandes hinos radiofónicos, como “Emma 0”, “Revive My Wounds” ou “Ego Bypass Generator”. Acontece que, como quase sempre assim é, quando o objectivo é ser catchy, as estruturas das canções são sacrificadas e, por momentos, as coisas tornam-se muito previsíveis. Apesar disso, este acaba por ser um mal que aceitamos bem quando os riffs e as melodias conseguem agarrar-nos. A voz do fundador Benjamim tem muita culpa neste resultado, sendo que consegue ser raivoso nos registos pesados – num tom próximo de Michael Bogballe [ex-vocalista dos Mnemic] – e etéreo num registo harmonioso pleno de magnitude.

Não se pense, no entanto, com isso que o peso escasseia. Os ritmos e os tempos são aqui muito inteligentemente explorados, mantendo-se no limiar da técnica e do groove. Resultado: um trabalho muito eficiente, maduro e minimamente versátil para não soar enfadonho, apesar de não escapar à suposição de poder ter sido criado com muitas preocupações de atingir um público vasto. Entretanto, os elementos black metal que a banda emprega subtilmente ajudam-na a afastar de alguns clichés.

Com Dirk Verbeuren [Soilwork] atrás do kit de bateria em estúdio, a editora poderia também aproveitar-se para promover esta banda helvética, mas é o seu mérito próprio que lhe garante excelentes apontamentos para o futuro. A evitar a falta de homogeneidade deste trabalho que depois de um excelente arranque tem uma segunda metade bastante monótona. [7/10] N.C.

No comments: