Monday, March 31, 2008

Studio Update II

ANOMALLY

Cidade património mundial e tida a outros encantos – que não propriamente o metal -, Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, é berço de um dos nomes mais empolgantes a militar actualmente na “liga metálica” açoriana. Se na sua terra o punk é corrente que domina, os Anomally conseguiram, ainda assim, desbravar essa barreira e conquistar facilmente o público local e também o vizinho micaelense graças a uma convincente actuação no festival Alta Tensão, no Coliseu Micaelense, no passado Verão. Se este momento catapultou o grupo de death/goth metal para a instância de bandas a ter debaixo de mira num futuro muito próximo, só mesmo a gravação de um registo de qualidade se espera para que o público tenha o cartão de visita ideal para conhecer a sua obra e assim confirmar o seu potencial. E é isto mesmo que a banda faz neste momento. Em estúdio desde o início deste ano, o grupo de Nelson [vozes], Tiago [guitarra], Lote [guitarra], Luís Brum [baixo], Miguel [teclas] e Zefa [bateria] confecciona o seu disco de estreia que é facilmente considerado um dos trabalhos mais esperados do ano em termos de lançamentos insulares.

ESTÚDIO

Depois de estudarem várias hipóteses para estúdio, inclusive no continente, acabou por recair no local Watt Studios a escolha da estrutura para a captação e produção do disco de estreia dos Anomally. O seu responsável é João Mendes, guitarrista dos Stream, que fica encarregue também da mistura e masterização do trabalho. Neste ambiente a banda já se encontra desde meados de Janeiro de 2008 tendo já gravado baterias. Seguiu-se uma pausa que terminou há cerca de duas semanas quando o grupo retomou o trabalho de estúdio para a gravação das guitarras. Neste momento falta apenas a gravação de alguns solos e concluir alguns arranjos. Três semanas é o tempo previsto para a banda terminar toda a gravação.

FORMATO DA EDIÇÃO
Achando preferível “saltar” a fase extensa de edição de maquetas ou demos comum nas bandas mais underground – embora tenha editado já uma demo - , o sexteto terceirense aposta forte já na edição do seu primeiro longa-duração. O disco será composto por oito temas, os quais ainda não se prevê se sairá com selo independente ou de uma discográfica. Segundo a banda, “haverá uma pessoa que irá ajudar na divulgação do trabalho e irá negociar com uma editora que só espera o trabalho estar pronto". Contudo, se não se consumar nenhum contracto editorial a banda já se prepara para suportar autonomamente estas despesas. “Vai ser um esforço semelhante ao de ter um filho… vai doer um bocado mas estamos a ir nesse sentido”, adianta a banda.

ORIENTAÇÃO MUSICAL
Variedade, peso, melodia e modernismo sempre foram vocábulos contíguos à música que o grupo cria. Em termos mais técnicos podemos classificar a banda como uma banda de death metal com travo gótico. Melhor maneira de classificar a sua música e o que nos espera deste trabalho, só mesmo escutando a descrição da própria banda: “Os temas que estão a ser gravados têm um som coeso que junta tanto o peso do death metal como a melodia do gótico. A par disso, alia-se a um certo modernismo que implica algumas influências de metalcore”.

CONCEITO
A vertente obscura do seu som manifesta-se também, como se esperava, no conceito lírico do seu disco de estreia. “Estórias de terror, nomeadamente, envolvendo espíritos, vampiros e lobisomens” são os tons a servir num quadro que se prevê bem sombrio.

ARTWORK
Neste momento a banda já trabalha este aspecto, naturalmente, de grande importância. Contudo, pelo seu processo de concepção ainda muito inicial, a banda ainda não consegue descortinar qualquer detalhe sobre o aspecto gráfico do seu futuro disco.

NO “SEGREDO DOS DEUSES”…
O título deste trabalho, bem como a sua data de lançamento.

Nuno Costa

No comments: