Friday, July 24, 2009

Entrevista Daimonion

ANJOS OU DEMÓNIOS

São da Polónia e praticam um som enraizado nos anos 80 onde se enquadram bandas como The Sisters of Mercy e The Mission. Estivemos à conversa com o simpático guitarrista Marcin Gliszczynski com o intuito de também despertar a curiosidade dos nossos leitores para descobrir esse interessante projecto.

Porquê Daimonion?
Foi um nome que o nosso vocalista sugeriu. Na filosofia grega, a palavra significa a voz interior que temos na nossa mente, que nos fala quando estamos prestes a fazer algo de errado. É ainda o tipo de consciência que nos avisa sobre os erros mas não nos diz o que devemos fazer, que te guarda mas deixa-te com liberdade de escolha para as tuas acções. Por vezes é entendida como a voz de um demónio mas não foi isso que tivemos em mente quando escolhemos este nome.

Na vossa biografia referem que tocam "Rock atmosférico com raízesalgures no gótico mas mais virados para o Rock alternativo”. Estão a tentar fugir a rotulagens? Pensam que se se autopromoverem como uma banda gótica vos vai limitar o tipo de ouvintes?
Demo-nos conta de que é impossível fugir a rótulos, especialmente agora que a música está tão facilmente disponível na Internet, mas há rótulos que podem induzir em erro e nós acreditamos que o rótulo de rock gótico seja um deles. Muitas pessoas associam a este género de música baseado no Metal ou no Death Metal com vozes femininas e imagens cliché de anjos caídos e por aí adiante. Nós não fazemos esse género de música e também não pertencemos à recente categoria da cena “electro-plastic-latex-techno-gótico”. Como a nossa própria biografia diz, nós nascemos do Rock gótico dos anos 80 e é a parte do Rock que estamos a tentar seguir. Nós também não planeamos colar-nos a este género de música porque experimentamos o som em várias direcções. Pode não ser muito notório no nosso álbum "Daimonion", mas os sons em que estamos neste momento a trabalhar, e que poderão julgar por vós próprios, serão, definitivamente, mais diversificados. Por isso mesmo achamos que a nossa música seria interessante para fãs de outros tipos de Rock e o alternativo seria um bom ponto de partida. Só queremos evitar situações nas quais algumas pessoas poderão nunca dar uma hipótese à nossa música porque é "gótico" e que só pela definição já a odeiam.

Infelizmente, para mim, as músicas estão todas cantadas em polaco. Não acham que, nos dias que correm, uma banda que queira singrar no mundo da música tenha que cantar em inglês?
Provavelmente tens razão quando dizes que o “music business” exige letras em inglês, mas também há alguns óptimos exemplos de bandas que fizeram uma carreira internacional cantando, por exemplo, em espanhol! Nós nunca pensamos na nossa actividade direccionada para o “music business”, sempre foi encarada como um hobby e não como uma maneira de fazer dinheiro. O nosso primeiro álbum foi cantado em polaco porque tínhamos algo a dizer na nossa língua naquela altura e não é nada improvável que um dia o traduzamos para inglês. Acreditamos que as músicas perderiam algo de especial, talvez exótico para algumas pessoas. O nosso segundo álbum será, provavelmente, cantado nas duas línguas. Estamos a trabalhar em algumas letras em inglês, principalmente porque eu decidi também escrever assim e é-me mais fácil expressar as minhas ideias em inglês. As letras do primeiro álbum foram escritas pelo nosso vocalista que prefere escrever em polaco.

Contou-me que o vosso último concerto, com os Diary of Dreams, foi cancelado alguns minutos antes de começar porque alguns moradores não queriam satânicos lá… O que aconteceu concretamente?
Era suposto ser um bom espectáculo, um festival que tinha a hipótese de vir a ser uma alternativa ao bem conhecido Castle Party. A organização fez um óptimo trabalho para que ele pudesse acontecer. Mas Klodzko é uma pequena cidade onde existe um grande número do que nós chamamos “pseudo-católicos” que são pouco tolerantes a qualquer coisa que seja “diferente”. Eles foram tão ignorantes que não conseguiram entender que tantos os músicos como os fãs ao se vestirem de preto não são, necessariamente, satânicos. Então decidiram sabotar o festival. Cortaram a corrente da rua principal e quando os organizadores conseguiram resolver o problema usaram os conhecimentos junto das autoridades locais para cortarem a energia da central eléctrica. Isto tudo minutos antes de começar a festa; o último checksound estava mesmo a terminar quando a energia foi abaixo definitivamente. Não tivemos alternativa a não ser guardar o nosso material e irmos embora. É muito triste que a ignorância consiga arruinar um grande esforço, é uma pena, mas a organização continua a lutar para repetir o festival com o mesmo alinhamento. Veremos como tudo isto acaba.

Vocês fizeram uma versão da música “Here Comes The Rain Again” dos Eurythmics. Porque é que ela não entrou no vosso primeiro álbum? Será que foi feita depois dele ser editado?
A versão foi gravada ao mesmo tempo que o álbum mas decidimos não a incluir porque na altura em que o gravámos este estava direccionado para uma determinada ideia, cujas letras da versão não se enquadravam. Contudo, a versão foi incluída em várias colectâneas. Nós gostamos de tocar versões mas não queremos que elas sejam a nossa rampa de lançamento. Também não seria muito justo; afinal trata-se de uma música de outra pessoa.

Fizeram parte do DVD “ In Goth We Trust” e de uma edição do Castle Party. A partir daí, viram portas abrirem-se?
Eu penso que fazer parte de colectâneas é bom para a banda, muitas pessoas nunca ouviram falar de nós e têm assim uma oportunidade de ouvir como é que a banda soa e procurar conhecerem-nos melhor… se gostarem do que ouviram. Nesse sentido são portas importantes que se abrem, mas não foi nada de espectacular. Ninguém ainda nos telefonou a dizer “ Temos um contrato para vocês”. Esperamos, sim, ganhar fãs com estas colectâneas.

Em que países é que já tocaram? E para quando uma visita a Portugal?

Poucos… Tirando a Polónia, visitámos, por duas vezes, a Áustria, nomeadamente em duas edições do Dark Nation Day Festival, em Viena; tocámos também na Lituânia este ano no Creeper Fest e esperamos que um dia seja possível tocar em Portugal e Espanha, pois sabemos que estes são países da Europa que têm muitas pessoas que gostam do nosso género de música. Sabemos, a partir do nosso Myspace, dos fãs que temos por lá. Então em Portugal nós, definitivamente, iremos tocar mais cedo ou mais tarde!

Quais são as vossas fontes de inspiração para compor?
A nossa inspiração não é estritamente musical, nós vemos muitos filmes e, por vezes, as nossas ideias e as dos nossos amigos provêm de elementos das bandas sonoras desses filmes. Gostamos de coisas fora do comum, tipo teorias da conspiração, histórias de eventos extraordinários, extraterrestres, fenómenos sobrenaturais e o poder da mente humana. Quanto ao panorama musical, admiramos alguns artistas pela sua atitude e riqueza musical. David Bowie é um dos nossos ídolos porque ele é realmente um artista camaleão e tudo o que faz é de grande qualidade. Outras bandas são os U2, Pink Floyd, David Sylvian, Peter Gabriel, Fields Of The Nephilim, Gary Newman, Depeche Mode e muitos outros bons artistas. Nós admirámo-los por diferentes coisas, como a consistência, fidelidade para com os seus fãs, atmosferas bonitas nas suas músicas, disposição para experimentar e explorar diferentes e até agora desconhecidas áreas na música. Em alguns pormenores gostaríamos de nos parecer com eles.

Imaginem que há possibilidade das vossas músicas fazerem parte da banda-sonora de um filme. Que filme escolheriam e porquê?
É difícil dizer… acho que o filme ainda não foi realizado. Os grandes filmes que já vimos têm todos muito boas bandas-sonoras e a nossa música não é suficientemente boa para os substituir. Todavia teria que ser um filme com um bonito trabalho de câmara, muita cor e espaço, um mistério e clima especial e teria, certamente, que ser maluco!

Para terminar, peço-lhe que deixe uma mensagem para todos os vossos fãs… em inglês e em polaco!
Jesteście wielcy – cieszcie się musiką i zarażajcie nią wszystkich wokół, a świat będzie lepszym miejscem! Muito obrigado por estarem aí. Mantenham a vossa mente sempre aberta e ouçam muita música, gozem-na e espalhem-na por todos para fazerem do mundo um lugar melhor! E, é claro, vemo-nos nos nossos concertos em Portugal!

Paula Martins

No comments: