Friday, July 17, 2009

Especial Vagos Open Air 09

No calendário de festivais de Metal de verão surge em destaque a primeira edição do Vagos Open Air que decorre na região litoral de Vagos, nas proximidades da cidade de Aveiro, nos dias 7 e 8 de Agosto. Extintos os festivais Alliance Fest e In Ria Rocks, as promotoras Prime Artists e Ophiusa Eventos unem agora esforços para oferecer um certame com nomes sonantes do panorama de peso internacional e nacional. Alguns repetentes e outros em estreia absoluta em Portugal, o Vagos Open Air promete reunir em seu torno uma vasta legião de fãs desde o Metal Gótico ao Death Metal Melódico, passando pelo Doom, Metal Electrónico e de Fusão. Amon Amarth, The Gathering, Dark Tranquillity, Katatonia, Epica, Cynic, Kathaarsys e Dawn Of Tears num plano internacional e Process Of Guilt, Thee Orakle, F.E.V.E.R. e Echidna num nacional, são argumentos mais que suficientes e válidos para a comunidade metálica se deslocar em massa a Vagos no segundo fim-de-semana de Agosto. Como em qualquer bom festival, o Vagos Open Air não podia deixar de reunir um ambiente hospitaleiro e diversificado à sua volta, propondo área de campismo [gratuito para os possuidores do passe para os dois dias], espaços de lazer [paintball, Tiro ao Alvo, Slide], zonas de restauração, merchandising e situando-se ainda nas imediações de outras áreas de lazer. O preço dos bilhetes diários é de 25€ e para os dois dias de 40€. Jovens até 12 anos terão um desconto de 50%, excepto na campanha de passe com oferta de t-shirt.

Outras informações:
Site:
www.vagosopenair.com

Locais de venda:
Ticketline [reservas: 707 234 234 - www.ticketline.pt]
Fnac
Bliss
Livraria Bulhosa [Oeiras Park e C. C. Cidade do Porto]
Agência Abreu
Worten
C. C. Dolce Vita
Megarede, Carbono [Lisboa e Amadora] Cave [Lisboa]
Piranha [Porto]
Lost Underground [Porto]
Break Point [Vigo]

Viagens organizadas:
Sound Blast [Lisboa]
Infoline: 925132975 – email: excursoessb@hotmail.com

True Spirit’s Alive [Porto]
Infoline: 925132975 – email: truespiritsalive@gmail.com

Break Point [Vigo]
Metal Trip [Madrid, Avila, Salamanca, Valladolid e Palencia]

Bandas:

AMON AMARTH
Formação:

- Johan Hegg [voz]
- Olavi Mikkonen [guitarra]
- Johan Söderberg [guitarra]
- Ted Lundström [baixo]
- Fredrik Andersson [bateria]
Origem: Suécia
Estilo: Death Metal Melódico
Ano de formação: 1992
Discografia:
- “Once Sent From The Golden Hall” [1998]
- “The Avenger” [1999]
- “The Crusher” [2001]
- “Versus The World” [2002]
- “Fate Of Norns” [2004]
- “With Oden On Our Side” [2006]
- “Twilight Of The Thunder God” [2008]

Nota: Um dos maiores dinamizadores do que se convencionou chamar Viking Metal, o colectivo oriundo de Tumba tornou-se, particularmente a partir do novo milénio, num dos porta-estandartes de uma sonoridade que funde o Death Metal melodioso com uma mensagem, incondicionalmente, inspirada pela mitologia nórdica e influenciada ainda pelo escritor J.R.R. Tolkien [“O Senhor dos Anéis”].

Site: www.amonamarth.com

THE GATHERING
Formação:
- Silje Wegerland [voz]
- René Rutten [guitarra]
- Marjolein Kooijman [baixo]
- Hans Rutten [bateria]
- Frank Boeijen [teclados]
Origem: Holanda
Estilo: Rock Gótico/Atmosférico
Ano de formação: 1989
Discografia:
- “Always” [1992]
- “Almost A Dance” [1993]
- “Mandylion” [1995]
- “Nightmare Birds” [1997]
- “How To Measure A Planet?” [1998]
- “if_then_else” [2000]
- “Souvenirs” [2003]
- “Home” [2006]
- “The West Pole” [2009]

Nota: Veteranos, multifacetados e singulares, são assim os The Gathering que surgiram a tocar Death/Doom Metal nos seus primeiros anos de carreira mas que ousaram mudar drasticamente ao seu terceiro álbum, “Mandylion”, inserindo elementos atmosféricos, suaves e experimentais na sua música. Esta época marca a afirmação da banda graças a um considerável sucesso a partir da editora Century Media e com argumentos musicais que deviam muito à enorme aura que emanava da vocalista Anneke Van Giersbergen. Após seis álbuns e muitos quilómetros percorridos em digressão, os The Gathering sobrevivem ao abandono da sua frontwoman e maior símbolo e lançam-se num novo exercício de Rock/Pop melódico com o seu nono álbum, o novíssimo “The West Pole”, este já com a colaboração de Silje Wegerland [Octavia Sperati]. O Vagos Open Air é, portanto, o primeiro testemunho nacional da nova era desde lendário colectivo.

Site: www.gathering.nl

DARK TRANQUILLITY
Formação:
- Mikael Stanne [voz]
- Niklas Sundin [guitarra]
- Martin Henriksson [guitarra]
- Daniel Antonsson [baixo]
- Anders Jivarp [bateria]
- Martin Brändström [teclados]
Origem: Suécia
Estilo: Death Metal Melódico
Ano de formação: 1989
Discografia:
- “Skydancer” [1993]
- “The Gallery” [1995]
- “The Mind’s I” [1997]
- “Projector” [1999]
- “Haven” [2000]
- “Damage Done” [2002]
- “Character” [2005]
- “Fiction” [2007]

Nota: Essencial referir que são um dos pioneiros mais persistentes do famoso “som de Gotemburgo”. Lançaram álbuns referenciais para o estilo e continuam a ser um projecto altamente respeitado. Ainda mal dominando os instrumentos formaram a banda que ensaiava na casa de Anders Fridén, vocalista que viria a formar mais tarde os incontornáveis In Flames. A banda provavelmente nunca esperaria trepar ao topo do mundo “metálico”, o que acabou por acontecer com “Projector”, o seu primeiro álbum para a influente Century Media. Embora sendo este um álbum diferente, a banda vincou a sua independência e distanciou-se dos clones que começavam a surgir em catadupa. Actualmente não precisam provar nada a ninguém, apenas continuar, exemplarmente, a fazer o que sabem melhor. De regresso a Portugal após um longo período.

Site: www.darktranquillity.com

KATATONIA
Formação:
- Jonas Renkse [voz]
- Anders Nyström [guitarra]
- Fredrik Norrman [guitarra]
- Mattias Norrman [baixo]
- Daniel Liljekvist [bateria]
Origem: Suécia
Estilo: Metal Gótico
Ano de formação: 1991
Discografia:
- “Dance Of December Souls” [1993]
- “Brave Murder Day” [1996]
- “Discouraged Ones” [1998]
- “Tonight’s Decision” [1999]
- “Last Fair Deal Gone Down” [2001]
- “Viva Emptiness” [2003]
- “The Great Cold Distance” [2006]

Nota: Mais este projecto demonstra o quão mágicos devem ser os ares que circulam pela Suécia. Do doom/death metal passaram para uma sonoridade igualmente negra mas muito mais melódica e melancólica e assim marcam uma imagem impar ao longo da maior parte da sua carreira. São um caso flagrante de como compor música com um cunho muito pessoal mesmo que não estejam a inventar nada, mas o sentimento com que o fazem e a aura negra que lançam para o ar é facilmente hipnotizante. Esta condição vale-lhes um enorme respeito por parte dos fãs e coloca-os num patamar onde reinam sozinhos.

Site: www.katatonia.com

CYNIC
Formação:

- Paul Masvidal [voz/guitarra]
- Tymon Kruidenier [guitarra]
- Sean Malone [baixo]
- Sean Reinert [bateria/teclados]
Origem: Estados Unidos
Estilo: Metal Progressivo/Fusão
Ano de formação: 1987
Discografia:
- “Focus” [1993]
- “Traced In Ar” [2008]

Nota: O seu regresso aos discos o ano passado com o longa-duração “Traced In Air” foi motivo de grande euforia nas hostes dos fãs do metal de fusão que viram nascer em 1993, com a estreia “Focus”, uma genial banda. Contudo, e sem ninguém o prever, a banda dá-se por extinta em 1994 e os seus membros ocupam-se com os Gordian Knot. No entanto, algo despertou os músicos e em 2006 o mentor Paul Masvidal e Sean Reinert decidiram começar a ensaiar novamente. O resultado dessa reunião é então “Traced In Air” que tal como o seu sucessor promete prevalecer na história do metal alternativo como um álbum de culto. No Vagos Open Air ninguém vai querer perder a estreia (!) em solo nacional deste grupo de outra dimensão.

Site: www.cyniconline.com
Myspace: www.myspace.com/cyniconline
Last FM: www.lastfm.pt/music/Cynic

EPICA
Formação:
- Simone Simons [voz]
- Mark Jansen [guitarra/voz]
- Isaac Delahaye [guitarra]
- Yves Huts [baixo]
- Coen Jansen [teclados]
- Ariën Van Weesenbeek [bateria/teclados]
Origem: Holanda
Estilo: Power Metal/Gótico/Sinfónico
Ano de formação: 2003
Discografia:
- “The Phantom Agony” [2003]
- “Consign To Oblivion” [2005]
- “The Divine Conspiracy” [2007]

Nota: Com uma curiosa propensão para o metal gótico/sinfónico e/ou cantado por vocalistas femininos, a Holanda vê nascer em 2003 um dos projectos mais consistentes e emblemáticos da actualidade neste género. Grande parte do mérito vai para impressionante vocalista Simone Simons mas também para o fundador Mark Jansen [guitarrista] que antes havia feito parte dos After Forever. Com três álbuns sumptuosos e cheios de melodias encantadoras o grupo edita já em 2009 “The Classical Conspiracy”, um duplo-CD ao vivo do grupo no Miskolc International Opera Festival onde executou, para além de temas próprias, peças de Mozart, Dvoräk, Verdi, Vivaldi em conjunto com um coro e uma orquestra. Estreia absoluta em Portugal!

Site: www.epica.nl

KATHAARSYS
Formação:
- J.L. Monáns [voz/guitarra]
- M. Barcia [baixo]
- A. Hernández [bateria]
Origem: Espanha
Estilo: Power Metal/Gótico/Sinfónico
Ano de formação: 2002
Discografia:
- “Portrait Of Wind And Sorrow” [2005]
- “Verses In Vain” [2007]
- “Anonymous Ballad” [2009]

Nota: Um curioso projecto espanhol que já várias vezes passou por Portugal e que agora regressa para apresentar o seu terceiro longa-duração, editado em Março deste ano, “Anonymous Ballad”. A banda oferece uma inusitada mistura de black/death/gothic metal com uma abordagem progressiva. Contractos com a europeia Silent Tree Productions e a latino-americana Concreto Records têm valido a propagação do nome da banda num movimento underground que já os tem em excelente consideração.

Website: www.kathaarsys.org

DAWN OF TEARS
Formação:
- J. Alonso [voz]
- Andrés Pérez [guitarra]
- J.L. Trebol [guitarra]
- Konrad [baixo]
- Israel Pérez [bateria]
Origem: Espanha
Estilo: Death Metal Melódico
Ano de formação: 1999
Discografia:
- “Descent” [2005]

Nota: Considerado uma das esperanças do metal espanhol, o colectivo madrileno cumpre um percurso de existência pautado por boas reacções a um trabalho que sempre contou com a grande obstinação da banda na gestão de todos os seus passos, nomeadamente editoriais. Depois de uma demo e um longa-duração em 2007, o grupo de death metal melódico ocupa-se, de momento, na promoção do seu primeiro EP “Dark Chamber Litanies” que terá apresentação em Portugal no VOA.

Site: www.dawnoftears.com

PROCESS OF GUILT
Formação:

- Hugo Santos [voz/guitarra]
- Nuno David [guitarra]
- Custódio Rato [baixo]
- Gonçalo Correia [bateria]
Origem: Portugal
Estilo: Doom Metal
Ano de formação: 1998
Discografia:
- “Renounce” [2006]
- “Erosion” [2009]

Nota: Muito se diz que Portugal é um sítio com um ambiente privilegiado para a gestação de bandas Doom. Mera especulação, o facto é que nos últimos anos Portugal tem dado ao mundo excelentes bandas nesta vertente musical e um dos casos flagrantes é o dos Process Of Guilt. “Renounce”, o seu álbum de estreia de 2006, caiu como um bomba no panorama nacional e emitiu fortes estilhaços para o estrangeiro. Um exercício tenebroso de Doom fúnebre e compassado, no entanto, com espaço a frágeis e desesperantes melodias. Com tão auspiciosa estreia já mal os fãs podiam esperar por um sucessor. “Erosion” trava esta ansiedade em Junho deste ano e o Vagos não podia ser melhor sítio para a banda poder expor todo o seu potencial. Quem se atreve?

Site: www.processofguilt.com
Myspace: www.myspace.com/processofguilt
Last FM: www.lastfm.pt/music/Process+Of+Guilt

THEE ORAKLE
Formação:
- Pedro Silva [voz]
- Micaela Cardoso [voz]
- J. Ricardo Pinheiro [guitarra]
- Romeu Dias [guitarra]
- Daniel Almeida [baixo]
- Luís Teixeira [teclados/samples]
- Gonçalo Correia [bateria]
Origem: Portugal
Estilo: Death/Doom/Gothic Metal
Ano de formação: 2004
Discografia:
- “Metaphortime” [2009]

Nota: Colectivo bastante jovem do panorama de peso nacional mas já com apontamentos mais que suficientes para serem considerados uma das maiores valias do underground local. Se mencionarmos a qualidade da estreia “Metaphortime”, de 2009, será fácil perceber porquê. São uma das grandes surpresas nacionais para este ano.

Website: www.theeorakle.com

[f.e.v.e.r.]
Formação:
- Fernando Matias [voz]
- João Queirós [guitarra/teclados]
- Luís Lamelas [guitarra]
- Filipe Von Geier [baixo]
- Pedro Cardoso [bateria]
Origem: Portugal
Estilo: Rock/Metal electrónico/industrial
Ano de formação: 1999
Discografia:
- “4st_Fourst” [2009]

Nota: O Rock de textura industrial, sintética e electrónica é algo que muitos consideram uma mistura muito ousada ou talvez quase "profana". Tal como os Nine Inch Nails, os [f.e.v.e.r.] não tiveram problema algum em chocar susceptibilidades e preconceitos e em Portugal mostram já há uma década que são exímios na recriação deste estilo. Apenas um longa-duração mas três EP’s, splits, singles e um álbum de remisturas, os [f.e.v.e.r.] são exemplos mais que suficientes da mestria destes lisboetas na confecção deste cocktail musical. A experiência faz o resto. Um segundo longa-duração está a ser burilado… pode ser que no Vagos já ouçamos alguma surpresa.

Site: www.fever.web.pt
Myspace: www.myspace.com/feveronline
Last FM: www.lastfm.pt/music/F.E.V.E.R.

ECHIDNA
Formação:
- Pedro [voz]
- David Doutel [guitarra]
- Pedro Lima [guitarra]
- Miguel Pinto [baixo/voz]
- Tiago Cardoso [bateria]
Origem: Portugal
Estilo: Death/Thrash Melódico
Ano de formação: 2001
Discografia:
- “Insidious Awakening” [2008]

Nota: O álbum de estreia deste quinteto de Vila Nova Gaia foi uma das maiores surpresas do ano passado em Portugal. Uma consistência notável na recriação do death/thrash metal melódico e de orientação moderna, catapultaram os Echidna para as jovens referências do underground luso. Um contracto com a importante Rastilho Records abre portas para um futuro promissor que ainda agora “começou”.

1 comment:

Anonymous said...

Do you know what when to whatch best on the net movies of [url=http://www.mypornhub.com] porn[/url]
of very hottest Porno Star Alexis Amore Ang Dark Aurora Jolie Brea Bennett Cytherea Daisy Maire naked in [url=http://www.mypornhub.com/pornstar_listing] Pornstar list [/url] videos