Thursday, July 09, 2009

Review

MEN EATER
“Vendaval”

[CD – Raging Planet]

Quem se deliciou com a estreia em longa-duração deste colectivo lisboeta há dois anos, na forma de “Hellstone”, deverá ter recebido com grande entusiasmo e até alguma surpresa este regresso mais ou menos rápido – e dizemos isso porque é sinal de que o disco ainda continua bem presente na mente das pessoas. Contudo, ao mesmo tempo quase que adivinhamos algum nervosismo face ao que poderia suceder a uma estreia tão auspiciosa. A fasquia encontrava-se bastante alta e cabia agora saber se mesmo experientes estes músicos conseguiriam recriar o ambiente hipnotizante e envolvente de “Hellstone”.

Pelo que aqui ouvimos podemos dizer que “Vendaval” está entre a desilusão e a consciência de que a sua qualidade é relativa, quer por ser um álbum diferente, quer por ter um antecessor soberbo a fazer-lhe “sombra”. Porém, as comparações com outros exercícios musicais deste quarteto poderão ser verdadeiros erros de interpretação ou de análise. “Vendaval” é indiscutivelmente um disco que “cola” menos, mas isto porque respira de outras irreverências. Está muito longe do ambiente denso que caracterizou a banda no seu primeiro disco e ruma verticalmente para um quadro de peso e distorção ainda pouco explorado, quase segundo o método de uns Mastodon a se borrifarem para os floreados progressistas e a preferirem destruir a casa. O intimismo já não se sente, não há harmonias etéreas [tirando o simples mas “encantado” solo de “Queen Of A Million” e o final “Dead At Sea”], mas sim uma árida e escamosa camada de riffs stoner a destilarem-nos substâncias ilícitas ingeridas em qualquer desert session.

Podemos bem perguntar o que se passou pela cabeça desses rapazes para não nos oferecerem mais uma “Revolver”, “Lisboa” ou “Redsky”, mas é precisamente por não terem escolhido o caminho mais fácil que continuam a revelar-se uma das bandas mais maduras e singulares de Portugal. [7/10] N.C.

Estilo: Stoner/Sludge Rock

Discografia:
- “Hellstone” [CD 2007]
- “Vendaval” [CD 2009]

www.myspace.com/meaneaterdoom

No comments: