Thursday, July 02, 2009

Review

THE BULLET MONKS
“Weapons Of Mass Destruction”
[CD – Napalm Records/Fiomúsica]

E se se vive constantemente na busca de rótulos para classificar as bandas, para orientar os consumidores ou para potencializar uma tendência, em alguns casos um exercício perfeitamente inofensivo e legítimo, a falta de concordância é, no entanto, uma ocorrência/problema comum. Se isto é um assunto que na realidade pouco interessa e está apenas à volta do essencial, a música, entretanto, os The Bullet Monks ou a sua editora acabaram por ser felizes na classificação da sonoridade que aqui se apresenta, mesmo não sendo esta uma tentativa de instaurar o que quer que seja de novo ou reclamar uma nova invenção. Não, até porque o som destes germânicos é expressamente encomendado ao rock clássico e ao espírito hedonista e boémio dos anos 70 e 80, se bem que o continua a haver, em cruzamento com um músculo típico do Metal. Por este quadro, são então catalogados de “Mosh’N’Roll”.

As influências vão desde as seminais e óbvias – Led Zeppelin, Deep Purple, The Who, ZZ Top, Motörhead – até às mais contemporâneas, como The Hellacopters, The Answer, Audioslave, Velvet Revolver e Gluecifer. Todavia, este irreverente quarteto não soa a cópia de ninguém. Uma proeza, acreditem. O seu positive vibe, o seu ritmo, a sua descontracção mas concisa e muito focada abordagem e forma de trabalhar, convencem-nos [muito] facilmente. São soberbos executantes nesta vertente e a voz de Tyler Voxx tem a excelência de um Chris Cornell bastante mais ressacado, não obstante muito harmonioso. A fibra dos riffs estão lá, a bateria marca uma passada contagiante e depois o espírito e a mensagem faz o resto. Embora cliché, o final de “Downtown Is Dead”, com um sampler de garrafas a partir e alguém suspeito em fuga deixando um aflito tripulante atrás com… possivelmente, um cão de grande porte, é muito engraçado!

Onze temas e uma versão unplugged do tema inicial “No Gain Just Pain” debitados com a convicção e solidez expressa nessa estreia fazem dos jovens The Bullet Monks uma surpresa e uns potenciais “doutores” rock’n’rollers no futuro. [8/10] N.C.

Estilo: Rock/Metal

Discografia:
- “Weapons Of Mass Destruction” [CD 2009]

www.bulletmonks.com
www.myspace.com/bulletmonks

No comments: