Sunday, July 09, 2006

Review

CRIPTA OCULTA / NORTADA GELADA
[Split Demo Tape - Eternal Desolation Rec/Hell War Prod.]

Esta é a primeira vez que temos a oportunidade de ver na nossa caixa de correio uma demo tape... daquelas mesmo à moda antiga, misantrópicas em que a informação é mínima, as cores monocromáticas e onde reina o espírito necro do black metal tradicional norueguês. E é isso que aqui temos efectivamente – uma split demo tape de duas bandas de black metal primitivo portuguesas, “amaldiçoadas” pelos sentimentos mais cáusticos do ser humano, numa tempestade de sentimentos frios capaz de nos congelar o sangue e de nos povoar o imaginário com as imagens mais desoladoras e apocalípticas possíveis.

A cacofonia que nos propõe os Nortada Gelada em “Hino à Guerra” e “Frio...” – os dois temas que aqui apresentam – enquadra-se perfeitamente nos propósitos de uma banda de black metal obscuro, extremo e tradicional. O objectivo aqui é mesmo, acima de tudo, tentar transmitir o sentimento mais miserável possível e isto eles conseguem-no na perfeição. A produção e o som frio da própria fita magnética têm aqui um papel preponderante. Apesar de tudo, estes dois temas sabem ainda a pouco em relação àquilo que a banda pode fazer, mas fica a nota que a sua sonoridade serviu para nos despertar os sentimentos que aqui já referimos... este é um sinal de missão cumprida.

Uma vez que, nem no pacote que nos chegou, nem na internet, se encontra informação ou dados biográficos sobre ambas as bandas aqui em questão, torna-se difícil acrescentar mais qualquer coisa a esta review... Aliás, a atitude aqui é absolutamente anti-comercial, anti-propaganda... Fundamentalismos “subterrâneos”? Talvez sim... No caso dos Cripta Oculta, certamente... Ora aqui fica alguma da pouquíssima [contra]informação que encontramos no site da banda: "Ideology: If you seek interactive crap like guestbook, getting in contact with members, you've probably mistaken yourself. Your presence here is useless and a waste of time.We 're not looking for "black metal friendship" or support from this rotting "scene". GO FUCK YOURSELF! Identities or band members are irrelevant and unknown they shall remain. We play BLACK METAL, that's all and no more to be said concerning this topic". Por este motivo, e respeitando a ideologia da banda – até para que não corramos o risco de nos ser rogada mais uma praga -, ficam aqui os nossos “caracteres mudos” ao seu trabalho. Nortada Gelada [7/10] N.C.

4 comments:

Anonymous said...

soh um pekeno detalhe - a fita magnétika caracteriza-se por um som "kente" ao contrario dos registos feitos em formatos digitais, k tem um som mais frio e esteril. de resto, boa review.

SoundZone said...

Olá Anónimo [vá, tentem registar-se e por o seu nome, ok?]

Bem, lá está... será uma questão de percepção, sentidos, certo? De facto, senti tudo mais frio neste formato... Há provavelmente quem diga que a fita magnética transmite um feeling mais "quente"... ou mais "frio"... Lá está, é uma questão de sentidos! Discutível certamente, mas interpretei as coisas dessa forma! Certamente, há alguma explicação mais técnica, aí gostava mesmo que me explicassem... Como é óbvio, quem sou eu para ser dono da verdade!;)Foi so uma questão de interpretação.

Abraço

Nuno Costa

Anonymous said...

Best regards from NY!
»

Anonymous said...

What a great site » » »