Monday, July 17, 2006

Review

CULT OF LUNA
"Somewhere Along The Highway"
[CD - Earache Records]

Há alturas em que nos apetece sair de onde estamos, esvaziar a mente e fugir - os Cult of Luna trouxeram ao mundo o meio perfeito. Dois anos após o aclamado "Salvation", os suecos voltam a surpreender com Somewhere Along The Highway, um álbum com um título a condizer, que nos leva a viajar pelos lugares mais recônditos e negros da nossa mente. Este quarto álbum segue a linha do seu antecessor de 2004, trazendo de novo um som ao qual se poderia chamar post-doom, bem ao nível de uns Neurosis ou de uns Isis, mas que, por várias vezes, nos vai remetendo para a música de uns Air ou Sigur Ros. Estas "influências" são notórias sobretudo em músicas como “Marching To The Heartbeats” ou “Back To The Chapeltown”.

A composição é soberba e em "Somewhere Along The Highway" a banda deu extrema importância ao instrumental e onde a voz desempenha um papel secundário, entrando em cena em momentos altamente estratégicos que são o auge de uma série de explosões cerebrais. A atmosfera negra que nos envolve desde o primeiro ao último minuto é completada pelas vocalizações diversificadas de Klas Rydberg, as quais conferem agressividade ao sentimento melancólico que se vai transmitindo. Mas ao contrário do que se poderia esperar e quando se pensava que os Cult of Luna tinham esgotado a sua fórmula, eis que eles inserem neste álbum aspectos que mexem com a atmosfera e vão tornando cada música como uma nova paisagem. Ambientes negros diferentes, cenas que para além de variarem em cada música diferem também de ouvinte para ouvinte.

E é isto que faz deste disco um disco tão subjectivo e pessoal, um disco que mexe com os nossos sentimentos e consequentemente cada um sentirá à sua maneira. E apesar de, tal como uma viagem, "Somewhere Along The Highway" só fazer sentido como um todo, gostaria de destacar a belíssima “Thirtyfour” e a explosiva “Back to the Chapeltown”. Se procuram uma hora de orgasmo psicológico e de explosões emocionais, então ponham este disco no vosso leitor, fechem os olhos e deixem-se levar pela música. [9/10] Alex Gaspar

1 comment:

José Carlos Santos said...

bela crítica a um grande disco.