Sunday, May 06, 2007

Crónica

BLOGOMANIA

Já lá vão uns bons 14 ou 15 anos a ouvir Metal e ainda me recordo, com algum saudosismo, dos tempos em que recebia catálogos, sempre acompanhados de flyers fotocopiados a preto e branco pois o dinheiro era (e ainda é) escasso, em que a única maneira de estarmos a par das mais recentes novidades era com as revistas vindas de Espanha, com atrasos de meses, ou então com as fanzines lançadas sempre com a regularidade possivel.

Convido-vos a recuarem um pouco no tempo até 1997, altura em que eu - e quem diz eu diz toda uma geração de 80 - lia fanzines em busca de notícias, entrevistas com as bandas do momento e reviews aos álbuns editados na altura. Enquanto isso Jon Barger editava o primeiro blogue. Descrever todas as outras páginas interessantes que se encontrava era a finalidade deste. Entretanto, e com o passar dos anos, os blogues foram conquistanto aqueles que pretendiam expressar as suas ideias muito graças à sua facilidade de utilização. Inicialmente via um blogue como um diário pessoal onde qualquer pessoa podia escrever textos, ideias que, por vezes, não continham qualquer tipo de interesse para a comunidade cibernautica. É certo que nem todos seguiam a mesma ideologia e foi com grande satisfação que comecei a aperceber-me que estavam a surgir blogues que disponibilizavam novidades sobre o Metal, onde iam sendo colocadas noticias a qualquer hora, reviews de albuns, entrevistas, ou seja, estava perante uma verdadeira fanzine, mas online.

Regressando ao presente, os tempos são outros e dou por mim todos os dias a receber novidades do mundo do Metal por e-mail, nos sites de editoras ou bandas, nos fóruns e, claro está, através de blogues dedicados a essa paixão. Como músico e apreciador de Metal, tento estar sempre informado e, graças a este novo modelo de fanzine, fui tomando contacto com tudo o que se passa ao meu redor, conheci novas bandas e cheguei ao ponto de ver a minha própria banda citada em alguns. Há os bons, os menos bons, os credíveis e aqueles que talvez não mereçam tanto a minha atenção. Mas regra geral todos tentam transmitir algo que afinal de contas é comum a muita gente - a paixão pelo Metal.

É com alguma nostalgia que escrevo esta crónica e os que são da minha geração provavelmente sentirão o mesmo ao lê-la. No entanto, há que admitir que os blogues vieram facilitar e em muito aquilo que outrora era feito com muita dificuldade. Não estou a querer com isso dizer que hoje em dia o que é feito não é com o mesmo amor que era feito à 10 ou 20 anos atrás até porque alguns dos blogues são editados precisamente pelas pessoas que anteriormente escreviam essas fanzines. Obviamente que a facilidade de edição de um blogue, a rapidez com que a informação é transmitida e o facto de ser totalmente gratuito foram factores imprescindíveis que os levaram a optar por esta solução.

Vivemos num tempo em que a informação já não circula com meses ou até mesmo anos de atraso, mas sim a Mbps... Tudo está disponível à distância de um simples click. São estas as maravilhas da tecnologia.

Miguel Aguiar [Anomally]

No comments: