Sunday, January 04, 2009

Review

EQUALEFT
“As The Irony Prevails...”

[Demo CD – Edição de Autor]

Os Equaleft chegam à sua demo de estreia com um punhado de concertos com algumas bandas importantes do panorama de peso nacional e após as habituais [intensas] entradas e saídas de elementos. Encontrando a estabilidade interna necessária para progredir em 2007, a banda de Vila Nova de Gaia regista um ano mais tarde os três temas originais que figuram em “As The Irony Prevails…”. E pode-se dizer que esta primeira amostra em disco é suficientemente díspar em cores e cadências para que tenhamos alguma dificuldade em perceber a identidade que os Equaleft querem assumir. Com os pontos positivos e negativos que isso acarreta, tendo, presumivelmente, no lado bom alguma versatilidade que a banda ganha e pelo mau a tal sensação de falta de identidade, ainda mais pelos meros dez minutos de música original deste trabalho, sendo que os outros três são reservados a uma versão interessante e bem “rockeira”, diga-se, de “Playback” de Carlos Paião, sobrepõe-se a ideia de que muito ainda está por “decidir” e mostrar.

Com um som mais directo do que brilhante em detalhes, rasgado mas sem nunca nos chegar a “ferir”, dissonante por momentos e harmonioso por via de algumas melodias mais ou menos gentis ou árido como se alguns riffs fossem criados ao cair do dia numa planície sulista, são algumas das sensações que os Equaleft são susceptíveis de nos provocar nesta estreia. Já ao “cair do pano”, “Invigorate” deixa-nos a suspeita de que o grupo é suficientemente aventureiro, aplicando um teclado “eclesiástico” no refrão, antevendo uma sinergia progressiva caso o grupo decida esmiuçar esta faceta no futuro.

Com tanto por se absorver e o desafio que isto requer, é caso para se dizer que aposta na diversidade pode ser ganha logo que tenhamos a devida predisposição para dissecar material menos convencional e a banda mantenha a magia de manter as coisas a fazerem o mínimo sentido. Se a filosofia dos Equaleft é correr sem destino, assumindo todos os riscos para se esquivar a uma monotonia que muitas vezes se instala, preferimos também comprar mais um lugar nesta viagem para viver a adrenalina que o desconhecido nos pode provocar. [7/10] N.C.

Estilo: Thrash/Hardcore/Groove Metal

Discografia: “As The Irony Prevails…” [Demo CD – 2008]

www.myspace.com/equaleft

No comments: