Thursday, February 05, 2009

Review

THE EYES OF A TRAITOR
“A Clear Perception”

[CD – Listenable Records/Major Label Industries]

Ao primeiro tema logo tememos que este seja o despontar de mais um clone math metal apostado em, com o mínimo cuidado com as aproximações, manifestar a sua devoção por bandas que por si só já são reinterpretações mais ou menos válidas dos Meshuggah. Contudo, a aproximação vocal gutural e realmente afastada desta realidade musical garantiu-nos o devido distanciamento entre estes dois elementos. A coisa boa é que num só tema tínhamos um vasto leque de ideias que até nos punha em particular bulício para o resto do trabalho que ainda era muito.

Para nossa infelicidade, ao segundo assalto a banda entra numa toada metalcore, com todos os seus tiques técnicos [e os rapazes tocam realmente bem], para de lá nunca mais sair. E se a composição perdia-se em algo que ao princípio já não garantia originalidade, muito pior no restante cardápio. Apregoados como uma banda realmente inventiva e “a banda original que o Reino Unido finalmente tem para oferecer”, é fácil torcermos o nariz a tal ardilosa manobra mercantil quando praticamente nada de refrescante encontramos aqui. Porém, como é hábito, neste tipo de bandas militam bons músicos, mas talvez muitos equivocados nas suas convicções por culpa de suas idades. Neste caso o protótipo não podia estar mais bem esculpido. Os The Eyes Of A Traitor estão a lançar o seu primeiro álbum e antes disso estão apenas três anos de carreira e um EP lançado quando todos os seus membros tinham apenas 16 anos. Isto pode ser bem esclarecedor de que aqui há muita permissividade a influências actuais às quais é muito fácil chegar.

Desilude-nos o facto de “A Clear Perception”, embora muito bem tocado e a procurar alguma variedade [não falta melodia, algum ambiente mais obscuro criado por ocasionais pianos, alguns loops e algumas “contas” rítmicas] mas em termos de substância realmente distinta e válida num contexto histórico musical não há nada a assinalar. Mas se estes naturais de Hertefordshire ainda mal cruzaram a maioridade e já dominam os seus instrumentos desta forma, não temos dúvida que com mais um pouco de discernimento proveniente do seu amadurecimento, a banda seja capaz de criar a sua própria identidade e surpreender muita gente com grandes discos no futuro. [6/10] N.C.

Estilo: Metalcore/Death Metal Melódico

Discografia:
- “By Sunset” [EP 2007]
- “A Clear Perception” [CD 2009]

www.myspace.com/theeyesofatraitor

No comments: