Friday, February 13, 2009

Review

KAMPFAR
“Heimgang”

[CD – Napalm Records/Recital]

Com 15 anos de carreira e resultados musicais respeitáveis já não é de estranhar a admissão dos Kampfar como uma das bandas de black metal pagã e folclórico mais relevantes da actualidade. Sempre foi o seu peculiar espírito ancestral que cativou os ouvintes e a sua devoção por uma sonoridade directa assente, como uma luva, na mitologia nórdica das suas letras.

Neste regresso, depois de “Kvass” que marcou o fim de uma paragem entre 1999 e 2006, podemos confirmar uns Kampfar perfeitamente sintonizados com aquilo que sempre foi o seu mundo, embora se sinta alguma dissolução dos apontamentos folclóricos potenciados no início da sua carreira. As vocalizações sórdidas de Dolk e as melodias melancólicas, mas sem nunca serem demasiado misantrópicas, suportadas por uma secção rítmica que não está para complicar mas cumpre bem os propósitos tradicionais da sua música, continuam a ser as principais mais-valias deste projecto. A banda não opera, realmente, aqui nenhuma mudança radical na sua forma de trabalhar, o que também significa que poucas serão as hipóteses de desiludirem os seus seguidores – uma nota, no fundo, importante para os pressupostos de carreira de uma banda.

Desta vez os temas parecem ter sido mais cuidados em termos de composição, estando muito bem alinhavadas e realçadas as características principais de cada tema. Isto não significa que os Kampfar tenham tirando complexidade ao seu som, o grupo até parece menos interessando em passagens mais calmas e imprime uma maior agressividade, mas a verdade é que os temas atingem-nos com maior eficácia. Algo parecido com o que acontece com os Khold ou mesmo Amon Amarth. Verificamos uma simplicidade cheia de virtudes e difícil de resistir.

Este trabalho comprova os Kampfar como parte privilegiada de um nicho muito particular da música extrema actual, em que se dá um fenómeno de grande fidelidade da parte dos fãs. E isto porque, não temos dúvidas, eles transpiram enorme honestidade naquilo que fazem. E não há como não os considerar com especial apreço. [7/10] N.C.

Estilo: Black Metal Pagão

Discografia:
- “Kampfar” [EP 1994]
- “Mellom Skogkledde Aaser [CD 1997]
- “Norse” [EP 1998]
- “Fra Underverdenen” [CD 1999]
- “Kvass” [CD 2006]
- “Heimgang” [CD 2008]

www.kampfar.com
www.myspace.com/norsepagans

No comments: