Friday, February 27, 2009

Review

CROSSFAITH
“Mixed Emotional”

[EP – Edição de autor]

Daquilo que conhecemos do percurso da banda, cabe-nos, em primeira instância, dizer que é justo e merecido o alcance deste primeiro trabalho [e neste “invólucro” tão profissional]. Isto porque tem sido notório o seu espírito de luta e entrega desde que se formaram em 2004, fazendo todos os esforços para aparecer o maior número de vezes ao vivo, não olhando a condicionalismos, com o objectivo principal de reforçar a sua promoção em prol da expansão de um nome e de uma identidade.

Assim sendo, “Mixed Emotional” é um honesto manifesto musical e competente nas áreas a que se pressupõe movimentar. De estruturas mais progressivas a banda passou a assumir uma matriz de composição mais directa e declaradamente virada para a eficácia e impacto das canções, com temas como “Give Me A Moment” a revelarem-se altamente viciantes. Podemos até acrescentar que a banda finalmente interpretou com lucidez o seu potencial, a todos os níveis, o que só lhe traz benefícios, já que do querer ao conseguir executar, por vezes, vai uma grande distância. Por esta via, a negligência dos seus ímpetos mais progressivos dão lugar a um elegante Hard Rock melódico, influenciado pelo que se criava especialmente na década de 80, arriscando até a vaporizarem-se num certo perfume glam rock, próximo de uns Poison ou até Bon Jovi mais baladescos.

Todavia, os Crossfaith nem são uma banda de hard rock clássico, pelo que a designação induziria, e a sua aproximação ao Metal faz-se por via do mais light e melódico que este género abrange. Certo também é que sendo sóbrios tecnicamente para aquilo que seria um trabalho progressivo, aqui e ali, muito subtilmente, os Crossfaith fazem-nos sentir um certo vibe Ark, até porque a rouquidão vocal de Ricardo Reis, depois de nos fazer lembrar imediatamente Marvin Lee Aday [Meat Loaf], faz-nos pensar também num Jorn Lande, com os devidos distanciamentos já que o vocalista norueguês é de um talento e capacidades difíceis de recriar. Mesmo assim, fica um rasgado elogio ao vocalista dos Crossfaith, embora deva diligenciar alguns cuidados em termos de afinação. Destaques ainda para atmosfera de “So Far Yet So Close”, uma arrebatadora balada que promete conquistar muito airplay e até corações! O trabalho de teclados é também uma mais valia neste disco, sendo que resulta muito melhor com o som de piano do que com alguns efeitos de gosto duvidoso.

Em suma, os Crossfaith talvez fizeram o melhor trabalho de estreia que se podia esperar deles nesta altura. Ficam, decididamente, as portas entreabertas para um percurso que se pode revelar verdadeiramente auspicioso. [7/10] N.C.

Estilo: Hard’N’Heavy

Discografia:
- “Promo” [Demo CD - 2006]
- “Mixed Emotional” [EP – 2009]

www.myspace.com/crossfaith

No comments: