Wednesday, February 18, 2009

Review

SWITCHTENSE
“Confrontation Of Souls”
[CD – Rastilho Records]

“Como os rapazes cresceram", é um dos primeiros comentários que nos apetece fazer aos Switchtense em virtude deste trabalho de estreia, embora possa parecer redundante no sentido em que o grupo já com “Brainwash Show” havia mostrado material promissor e, especialmente, para quem acompanha a banda ao vivo saberá do que ela é capaz. Mas mesmo assim, este disco não deixa de ser uma grande surpresa.

Para os mais incautos, os Switchtense movem-se na fronteira entre o metal, tendencialmente thrash, e o hardcore, numa aproximação modernaça. Pese embora algumas pessoas possam instintivamente torcer o nariz apenas por ver o "rótulo", aconselhamos a que dêm tréguas a qualquer preconceito, pois a força que emana destes dez temas é tão honesta e incisiva que será incapaz de desiludir alguém… para além de garantir saborosas escoriações, principalmente se o estiverem a ouvir ao vivo.

“Confrontation Of Souls” tem uma dinâmica de “esmagamento” imprimida desde o início com uma produção imaculada [é quase impossível não referirmo-nos a Daniel Cardoso, ele merece] e que torna este disco quase que num Panzer a debulhar impetuosamente quem se atravessa no seu caminho. Não há sequer necessidade de falar individualmente de desempenho, isto porque todos os elementos da banda mostram-se à altura uns dos outros e do estilo musical que praticam. Importante será também dizer-se que se até agora importámos material desta natureza, esta necessidade começa a dissipar-se graças a trabalhos como o dos Echidna e agora com o dos Switchtense. É precisamente com rasgos destes que nos começamos a orgulhar cada vez mais do nosso “país” metálico. Projectos assim merecem a oportunidade que muitos outros têm sem, se calhar, merecer, apenas porque um conjunto de factores favorecem as editoras economicamente.

Contudo, estes poderão ser apenas os primeiros dias do resto da vida dos Switchtense - um projecto com grande propensão para “voar” alto e que está agora a nascer, apesar de já por cá estar desde 2002. Parece mesmo que tudo está a começar agora… e não podia começar de melhor forma. [9/10] N.C.

Estilo: Thrash Metal / Hardcore

Discografia:
- “Brainwash Show” [EP 2006]
- “Confrontation Of Souls” [CD 2009]

www.myspace.com/switchtenseportugal

2 comments:

Anonymous said...

BEM VERDADE ;)

Boa sorte para esses drogadins que fazem essas musicas do demonio! hahaha

/m/ CHEERS

Anonymous said...

Desejo muito Boa Sorte e um futuro Próspero...